Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Vicentinho Alves, Jair Bolsonaro e Vicentinho Júnior (Foto: Divulgação)

O ex-senador tocantinense, Vicentinho Alves (PL) foi nomeado Secretário Nacional de Infraestrutura Turística do Ministério do Turismo. O cargo é o segundo em hierarquia dentro da estrutura do ministério, abaixo apenas do ministro, Marcelo Álvaro Antônio.

A nomeação de Vicentinho foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 29, e é assinada pelo Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Walter Souza Braga Netto.

O cargo foi uma indicação do partido, que faz parte do chamado Centrão dentro do Congresso Nacional, e fruto de articulação do senador Eduardo Gomes (MDB) e também do filho de Vicentinho, deputado federal Vicentinho Júnior (PL), ambos próximos ao presidente Jair Bolsonaro.

Ao Conexão Tocantins, Vicentinho disse que é grato ao partido e Bolsonaro pela nomeação, e que, apesar de o cargo lhe incumbir de atribuições com relação a toda a infraestrutura política do país, ele pretende viabilizar obras importantes para o desenvolvimento do turismo no Tocantins. "É um cargo relevante, atinge todo o território nacional, até mesmo Fernando de Noronha, local de infraestrutura turística importante. Mas claro que pretendo dar protagonismo ao Tocantins. Como deputado federal e senador cheguei a liberar emendas, por exemplo, para a rodovia do Jalapão. Agora vamos ajudar o governo [do estado] a viabilizar o projeto", afirmou.

O secretário espera contar com o apoio da bancada tocantinense no Congresso para tornar viáveis  as obras de infraestrutura turística no Tocantins. "Na nossa capital, temos também a Orla de Palmas para viabilizar. Para tudo isso precisamos contar com o apoio da bancada na liberação de emendas, sejam individuais, ou de bancada. Nossa função é estender a mão ao estado sem picuinha política. Eu não misturo as coisas", completou Vicentinho ao ser questionado sobre a condição de oposição ao governador Mauro Carlesse (DEM).

Vicentinho Alves foi deputado federal entre 2007 e 2011 e senador entre 2011 e 2019. Em 2018 ele não conseguiu se reeleger para o Senado, ficando em quarto lugar na eleição.