Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Dornil Sobrinho

Foram 144.837 visualizações e 2.179 inscrições no canal do Youtube, em apenas um mês, gerados pela plataforma Porto Verão – 100% Digital (http://verao.portonacional.to.gov.br/ ), de 1º a 31 de julho, período em que esteve no ar a programação online inédita no Tocantins. Em tempos de pandemia, a Prefeitura de Porto Nacional, através da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, trouxe para as telinhas a cultura, o turismo, o agronegócio, as vendas, investimentos, musicalidade, lançamentos de livros, saúde, educação, assistência social, esporte, lazer, e muito mais.

A ferramenta disponibilizou aos internautas: lives, inclusive musicais; a programação semanal do projeto; um breve relato da cidade, que no dia 13 de julho completou 282 anos de história e 159 de emancipação política; a história de vida do sanfoneiro Antista do Acordeon, um dos homenageados; Espaço Félix Camoa, que trouxe indicações de gastronomia e artesanato; Liquida Porto (a 2ª edição trouxe apoio e incentivo à geração de renda, empreendedorismo e desenvolvimento produtivo das pequenas empresas locais); Boiuna Tech, campeonato de jogos online; e o Hackaton.

Teve também galeria de fotos das praias Porto Real e Luzimangues, de 2017 a 2019, além de links das secretarias municipais e parceiros do Porto Verão 2020.

Todas as apresentações tiveram tradução em Libras - Língua Brasileira de Sinais. 

A plataforma foi totalmente 'clean', sem excessos, o que a tornou convidativa para os mais diversos públicos da internet. Para facilitar o acesso dos internautas, as lives do dia ficavam em destaque na 'home page', assim como, a programação completa, diária e semanal, com dias, horários e eventos. Quase 100 shows foram transmitidos, através das lives musicais. Ação que deu certo e que valorizou ainda mais os artistas da terra.

Esse projeto só foi possível graças à competência e disponibilidade dos profissionais altamente capacitados da Diretoria de Tecnologia da Informação e Inovação, que trabalharam diuturnamente para manter a plataforma no ar, impecavelmente.

A compilação de todas as informações ficou por conta de servidores das secretarias municipais da Cultura e do Turismo e da Comunicação, que também não mediram esforços para as transmissões realistas e bem programadas.

Três câmeras filmaram tudo que aconteceu no Palco Antista do Acordeon, onde foram montados os cenários para todas as lives da programação virtual, direto do Centro de Convenções Vicente Alves de Oliveira, Comandante Vicentão, na orla da cidade.

Todas as secretarias municipais, empresários, esportistas, profissionais liberais, militares e a comunidade participaram do grande evento virtual. Muitos foram os convidados especiais de dentro e de fora do Tocantins.

Como sempre, as praias estariam funcionando a todo vapor, recebendo visitantes - turistas e a comunidade local - para curtir o sol e a água doce do Tocantins. A economia local estaria ainda mais acelerada; bares, restaurantes e hotéis, seguindo um fluxo diferente e mais interativo; e as riquezas e belezas naturais do Município sendo descobertas.

Mas, em tempos de covid-19, foi preciso readaptar, ressignificar, refazer, e acreditar que 'digitalmente' também daria certo. O mundo online foi uma importante janela de oportunidade para a realização de uma programação diferenciada e adaptada às condições impostas pelo isolamento social.

"Alcançamos nosso objetivo. Não deixamos passar em branco o mês de julho portuense, cheios de atrações convidativas e muita cultura. Trouxemos o Projeto Porto Verão 2020 - 100% Digital para dentro das casas dos portuenses, dos tocantinenses, dos brasileiros e de todo o mundo, através da internet. Não tivemos praias, mas trouxemos parte da programação que aconteceria nelas. Pegamos a Flip do zero e conseguimos avançar muito com a Semana da Cultura. Diante da emergência em saúde pública, nos atualizamos virtualmente e foi um sucesso", destacou o secretário Municipal da Cultura e do Turismo de Porto Nacional, Arnaldo Bahia.

Semana da Cultura e Flip

A 39ª Semana da Cultura e a 3ª Flip - Feira Literária Portuense - Pontes entre o Passado e o Futuro – igualmente fizeram parte dos eventos 100% digitais. Aconteceram de 9 a 14 de julho, dentro da plataforma Porto Verão 2020. A Flip foi a primeira do Tocantins e de toda a região Norte do país, nesse formato.

Foram 741 obras literárias, 222 escritores, 13 lives musicais, 30 clipes artísticos-culturais, 11 lives artísticas-culturais, 29 palestras, 23 comendas, 16 documentários, 9 lives de escritores e 92 clipes de escritores, apresentados em 58 horas, 49 minutos e 39 segundos de programação, sendo 1.186 ações durante todo o evento.

Na programação, o Espaço Carlos Drummond de Andrade trouxe apresentações culturais e musicais; a abertura oficial com a entrega das Comendas Mestre Adelino Gonçalves e Dr. Francisco Ayres da Silva; palestras; documentários; oficinas; e a comemoração online do aniversário de Porto Nacional.

No Café Literário Moraes Moreira tiveram apresentações culturais e musicais; palestras; lançamentos de obras literárias; homenagens a personalidades que fizeram e fazem história de Porto Nacional; vídeo-aulas; mesas redondas; rodas de conversa; 'momento UFT'; e apresentações das escolas municipais. Tudo através de lives.

E no Palco Antista do Acordeon, as lives solidária e musical e, ainda, ações da Secretaria Municipal da Comunicação (Secom).

No link 'Patrono Nacional e Regional', os homenageados Carlos Drummond de Andrade e Célio Pedreira, e suas obras.

O ‘Espaço Livro e Leitura Tião Pinheiro’ recebeu 500 livros, 240 escritores e lançou centenas de obras literárias de escritores portuenses, tocantinenses e de outros Estados. Tiveram também editoras, livrarias e distribuidoras importantes, como a Psicoteste, Veloso, Semente do Verbo, Mundo Gospel, GEP, Educar Livros, Livraria Espírita Caminheiros de Jesus, Expressão Popular, ABC, Bookafé, EDUFT, Nagô e Agnus Dei. Sebastião Pinheiro é jornalista, escritor e é considerado um dos mais importantes poetas da literatura regional.

As Academias de Letras do Estado, igualmente, participam do evento. Foram a Academia de Letras e Artes de Porto Nacional (ALAPORTO), Academia Palmense de Letras (APL), Academia Gurupiense de Letras (AGL) e Academia Dianopolina de Letras (ADL).

O Espaço Juarez Moreira Filho homenageou o romancista, uma das grandes personalidades da literatura tocantinense, sendo escritor regionalista atuante no Estado. Ele também compõe a AlaPorto. Foi vice-presidente da Academia Tocantinense de Letras (ATL) e autor homenageado na Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit), em 2011. Nessa categoria está contada a história da Academia de Letras e Artes de Porto Nacional, seus membros, patronos e patronas, acadêmicos e acadêmicas. Um breve relato interessantíssimo.

Dentro do link da 39ª Semana da Cultura e 3ª Flip, os internautas puderam viajar na história das Comendas Dr. Francisco Ayres da Silva - tradição local e faz parte das celebrações de aniversário da cidade - e Mestre Adelino, maior Título Honorífico concedido pelo Município a pessoas engajadas e que tenham contribuído para o movimento cultural portuense e tocantinense. 

A galera virtual também conheceu a história da Biblioteca Municipal Eli Brasiliense; viu arquivos fotográficos que marcaram épocas em Porto Nacional; conheceu o canal do Youtube 'Ideatre Audiovisual'; os documentários 'Operário das Letras: Artistas do Canto' e 'Luthier', arte e entretenimento com o Blog do Farias Júnior; Curta Palmas e o Teatro PetraGold; a galeria de artes Rosalino Ferreira dos Santos; e a breve história de Porto Nacional - Berço da Cultura do Tocantins - o antigo e o moderno em uma única cidade.

Tecnologia da Informação

"Desenvolver a plataforma do Porto Verão foi um desafio aceito pela equipe de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Porto Nacional, coordenada pelo diretor, Garibalde Nunes Costa Neto. Falo 'desafio', porque foi algo novo, inclusive para mim. Apesar de já desenvolver sites há algum tempo, esse foi bem ousado, sem contar os recursos tecnológicos que estavam funcionando em harmonia, para que tudo ficasse pronto para publicação”, disse a Analista de Tecnologia da Informação, Raiane Santos Tavares da Silva.

Segundo ela, a funcionalidade depende muito da agilidade da equipe técnica também. Recursos como internet, backup, segurança e atualizações no servidor, são exemplos de trabalhos internos realizados pela equipe de Tecnologia da Informação, que contribuem diretamente para que o trabalho visual aconteça, ou seja, para que o site do Porto Verão estivesse disponível e funcionando corretamente. 

Comunicação

Em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo e com a Diretoria de Tecnologia da Informação e Inovação, a Secretaria Municipal da Comunicação (Secom) entrou com toda a parte jornalística e de divulgação.

Profissionais jornalistas, designers, fotógrafos, cinegrafistas, repórteres e editores de vídeo se revezaram em três turnos, para a prazerosa demanda de divulgação da plataforma Porto Verão 2020 - 100% Digital. Diariamente, a grande equipe alimentou o site oficial da Prefeitura de Porto Nacional, as redes sociais Facebook (Prefeitura de Porto Nacional) e Instagram (@prefeituradeportonacional) e a imprensa local, estadual e do país, com matérias, fotos, vídeos e lives transmitidas ao vivo.

Reuniões diárias foram realizadas com os profissionais das pastas envolvidas com o Projeto, para que tudo estivesse alinhado, evitando falhas. A comunidade virtual pôde desfrutar do melhor.

Por trás das câmeras, mesas de corte de imagens e de som, streeamers - profissionais responsáveis por transmitir os conteúdos para a plataforma - computadores, cabos HDMI, iluminação e tablets.