Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O secretário de saúde de Palmas/TO, Daniel Borini Zemuner, deixou o cargo nesta terça-feira, 4. A exoneração foi oficializada no Diário Oficial do Município (Domp) e foi realizada a pedido do próprio secretário. Segundo a Prefeitura de Palmas, o gestor pediu exoneração alegando motivos pessoais.

Borini, que é servidor de carreira da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), ocupava o cargo desde o ano de 2018. Após a exoneração, o ex-secretário divulgou um texto no qual afirma que queria ter deixado a pasta ainda no final de 2019, mas que permaneceu no cargo em razão da pandemia do novo coronavírus da covid-19. O ex-secretário vai, a partir de agora, assessorar a nova secretária de Saúde e o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas). 

A mesma edição do Domp que trouxe a exoneração de Daniel Borini, também trouxe a nomeação da nova secretária de Saúde de Palmas. Trata-se de Valéria Silva Paranaguá, que era superintendente de Atenção Primária e Vigilância em Saúde na Secretaria.

Segundo informação da Prefeitura, Valéria é graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão e mestre em Saúde Pública, com ênfase em Epidemiologia, pelo Instituto Superior de Ciências Medicas de La Havana (Cuba). Ela também atuou na Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins (SES), como superintendente de Atenção e Promoção à Saúde, e em diversos cargos, entre 1995 e 2016.

Valéria Silva Paranaguá é a nova secretária de saúde de Palmas (Foto: Divulgação)