Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aline Batista

Foto: Aline Batista

Dia 5 de agosto comemora-se o Dia Nacional da Saúde e o vereador Lúcio Campelo (MDB) aproveita para reforçar agradecimentos aos profissionais da área, principalmente aos que atuam no enfrentamento à covid-19. “Com compromisso e responsabilidade, os profissionais da saúde estão empenhados em salvar vidas. Deixo meu agradecimento e parabenizo a todos”, frisou.

Defensor da área, Campelo defende ações e já conquistou importantes demandas. Entre suas conquistas está à aprovação e sancionado do projeto Janeiro Branco – destinado a cuidados com a saúde mental. “Quando falamos em saúde, não tratamos apenas da saúde física, mas também da mental. Saúde é um conjunto”, analisou Lúcio.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.

O Projeto do vereador (Lei n° 2.496/19) propõe a realização de ações educativas, palestras, seminários e cursos. Entre os objetivos principais, estão: esclarecer sobre a importância da saúde mental e emocional como um estado de equilíbrio; ampliar e facilitar o acesso à realização de exames preventivos, apoio psicológico, equipes multiprossionais para a realização de atendimentos, cursos e palestras junto à comunidade.

Para saber mais sobre a Lei Nº 2.496, de 19 de julho de 2019, basta acessar o Diário Oficial de Palmas de n° 2.287, de 19 de julho de 2019, página 5.

Doação de Sangue 

Sensibilizado com a baixa nos estoques em todas as unidades de coletas do Estado, Lúcio vem reforçando apelo à sociedade para a retomada das doações de sangue. As informações divulgadas em portais dão conta que os doadores de sangue sumiram e pacientes com câncer, acidentados, cirúrgicos, enfermos em geral, necessitam de doações.

Os profissionais das unidades utilizam os equipamentos de proteção individuais e seguem os protocolos do Ministério da Saúde para evitar a contaminação por coronavírus. Estão sendo feitos agendamentos prévios do horário de doação, para evitar aglomerações.

Em Palmas, Gurupi, Araguaína, Porto Nacional e Augustinópolis a doação pode ser agendada por telefone.