Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Termina na próxima segunda-feira, 10, o prazo para as inscrições para o Prêmio Respostas para o Amanhã, que premiará estudantes do ensino médio nas modalidades regular, integrado, ensino profissional e Educação de Jovens e Adultos. Para participar do prêmio, é necessária a formação de equipes com a presença de um professor orientador que atua com as disciplinas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias.

A premiação, de abrangência nacional, busca estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica ou tecnológica desenvolvidas por estudantes do ensino médio de escolas públicas. O objetivo é que os alunos desenvolvam ações e apresentem propostas de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O prêmio destaca o sistema Stem, sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática em tradução livre), como forma de solucionar desafios com as múltiplas possibilidades de soluções. Os estudantes inscritos contarão com uma plataforma de formação e aprendizagens.

Premiação

Na primeira etapa do projeto, serão selecionados 20 projetos semifinalistas e cada professor responsável pelas iniciativas receberá um notebook, no valor estimado em R$ 2 mil. As 10 equipes finalistas escolhidas para a segunda etapa serão contempladas com a participação na 1ª Mostra Respostas para o Amanhã, com a previsão para ser realizada em setembro. Dos três trabalhos classificados como vencedores: o estudante classificado em primeiro lugar receberá um aparelho celular smartphone, o segundo colocado receberá um notebook e o terceiro, um tablet.

O Prêmio Resposta para o Amanhã é uma iniciativa da empresa Samsung, com a coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), e o regulamento poderá ser acessado https://respostasparaoamanha.com.br/o-premio.