Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A vacinação contra a aftosa é obrigatória e quem deixar de vacinar pagará multa

A vacinação contra a aftosa é obrigatória e quem deixar de vacinar pagará multa Foto: Juliano Ribeiro

Foto: Juliano Ribeiro A vacinação contra a aftosa é obrigatória e quem deixar de vacinar pagará multa A vacinação contra a aftosa é obrigatória e quem deixar de vacinar pagará multa

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) alerta os produtores rurais do Estado para ficarem atentos ao fim do prazo obrigatório para declaração da primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa que encerra no próximo dia 31 de agosto.

"A declaração da vacina é primordial, por isso, orientamos os pecuaristas a fazerem o agendamento para atendimento nas unidades locais para evitar aglomerações," disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, acrescentando que os contatos dos escritórios da Agência estão disponíveis no site adapec.to.gov.br ou anexado nos prédios.

Ao se dirigir a um dos escritórios da Adapec, o produtor rural deve apresentar a nota fiscal da compra da vacina e a carta-aviso preenchida. A multa para quem deixar de vacinar é de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada, além de outras sanções.

Nesta etapa, a expectativa é de que tenham sido vacinados cerca de 8,5 milhões de animais de todas as faixas etárias. O Estado conta com mais de 56,4 mil pecuaristas vinculados à exploração pecuária. A vacinação contra aftosa encerrou no dia 15 de junho.