Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Para o pai de família, Leonel Vaz, doar sangue se torna ainda mais gratificante na companhia do filho.

Para o pai de família, Leonel Vaz, doar sangue se torna ainda mais gratificante na companhia do filho. Foto: André Araújo

Foto: André Araújo Para o pai de família, Leonel Vaz, doar sangue se torna ainda mais gratificante na companhia do filho. Para o pai de família, Leonel Vaz, doar sangue se torna ainda mais gratificante na companhia do filho.

Em comemoração ao dia dos pais, a Secretaria de Estado da Saúde por meio da Área de Captação de Doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas, promoveu uma ação em homenagem a todos os pais doadores voluntários de sangue. A campanha teve como objetivo  enaltecer aquele pai que além de doador de sangue é um agente multiplicador da importância acerca da doação de sangue.

Leonel dos Santos Vaz, servidor público, de 62 anos, é um agente multiplicador da importância da doação de sangue. Doador regular desde 1972, no Tocantins desde 1996, já coleciona em seu cadastro mais de 40 doações, fora as que não foram contabilizadas durante o período que no estado não havia sistema informatizado, relembra ele que iniciou as doações no estado quando o hemocentro funcionava em uma pequena sala no Hospital Regional de Palmas na 51, “doar sangue é um ato altruísta, doar sem esperar nada em troca, faz a gente se sentir cada vez mais humano.”, afirmou. Um dos principais focos dessa campanha de homenagem aos pais é mostrar o quanto é importante a influência deste ato solidário.

Foi em 2002 quando Leonel levou seu filho, Nicolas Matheus Martins Vaz, doador voluntário de 24 anos, para doar pela primeira vez. “Eu sempre tive vontade de ser doador e quando eu doei sangue pela primeira vez eu consegui entender porque meu pai fazia isso com frequência há tantos anos, eu sempre fui incentivado por esse sentimento de ajudar o próximo que vem dele.” Pontua o filho. Os dois fazem o procedimento de doação de sangue juntos pelo menos duas vezes por ano desde que Nicolas alcançou idade suficiente para doação.

A tarde dessa sexta-feira, 07, foi mais um capítulo nessa história de solidariedade compartilhada pelos dois. Pai e filho compareceram ao Hemocentro Coordenador para doação. “Qual o valor da vida? O que temos de mais importante? Eu acredito que tudo o que fazemos em vida é refletido sobre nós mesmos e eu sempre ensinei algo para os meus filhos, sempre iremos ajudar ao próximo. Eu quero ser um bom exemplo para meus filhos, para que eles sejam bons exemplos para os filhos deles, principalmente com relação ao ato de doar sangue que não nos custa nada e faz um bem imensurável para pacientes que precisam do sangue, sobretudo para o doador.” Finaliza o Servidor, Leonel Vaz.

“Agradecemos a todos os pais doadores de sangue, que vem doando e nos ajudando ao longo desses anos, espalhando exemplo e amor a cada doação. Acredito que seja sempre muito importante, promover ações para conscientizar a sociedade da importância da doação de sangue e também para homenagear quem pratica esse ato solidário”. Pontua Eveline Leão Ávila Pessoa,  Gerente Técnica do Hemocentro Coordenador de Palmas..

A Hemorrede do Tocantins parabeniza e agradece a todos os pais voluntários, pelo gesto de amor ao próximo, por demonstrar carinho e mostrar o valor e importância deste ato aos seus filhos, estimulando estes a serem futuros doadores regulares.