Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Antônio Gonçalves Maquinários pesados entregues pelo governador tem ajudado nos serviços realizados pelas prefeituras Maquinários pesados entregues pelo governador tem ajudado nos serviços realizados pelas prefeituras

O maquinário pesado adquirido pelo Governo do Tocantins e entregue pelo governador do Estado, Mauro Carlesse, aos 139 municípios tem sido de grande utilidade para as prefeituras realizarem serviços como a construção de tanques para criação de peixes, pequenas represas, cacimbas e açudes. 

Na região nordeste do Estado, o produtor Raimundo Nonato, que mora na zona rural de Recursolândia, foi um dos beneficiados com os serviços prestados pelas máquinas. “Aqui, o gado já estava passando sede, então eu precisava urgente de um açude. A prefeitura veio aqui com a retroescavadeira para fazer esse serviço, e agora vai ficar tranquilo para passar esse período de seca”, afirmou.

A prefeita de Recursolândia, Nadi Pinheiro, ressalta que ainda tem muito a ser feito. “Já recebi as máquinas e logo iniciamos os trabalhos. Elas estão sendo utilizadas para arrumar as estradas e fazer cacimbas, porque nosso município fica muito seco nesta época do ano e precisamos ajudar o produtor que não tem condições de pagar por um serviço desse”, destacou.

Criação de Peixes

Em Brejinho de Nazaré, de acordo com a prefeita Miyuki Hyashida, o maquinário está realizando serviços no Parque Aquícola do município. “Estamos fazendo a segunda fase de criação de tilápias, programa com parceria do Governo de Estado, Embrapa, Ministério da Agricultura, Prefeitura e empresas privadas do ramo. As máquinas são importantes não só para recuperar as nossas vicinais, como também para viabilizar projetos como esse”, relatou.

Já em Novo Acordo, o prefeito Elson Aguiar, o Dotozin, afirma que muitos serviços foram realizados junto aos pequenos produtores. “Essa retroescavadeira que o Governo do Tocantins nos concedeu veio com grande valor para o município, pois a gente está atendendo os pequenos agricultores que não têm condições. Ela já foi para as fazendas, chácaras, fazendo abertura de tanque de peixes e cacimbas”, frisou.

A prefeita de Palmeiras do Tocantins, Nalva Braga, conta que a máquina também está sendo utilizada na construção de tanques para criação de peixes. “Desde que recebemos, ela nunca parou, nem aos domingos, porque o nosso município tem uma zona rural muito extensa e a nossa necessidade aqui é muito grande. Estamos ajudando os agricultores fazendo tanques para criação de peixe”.

No município de Aparecida do Rio Negro, o prefeito Deusimar Amorim, está preocupado com a estiagem e já programou a abertura de cacimbas e tanques para auxiliar na criação de peixes de produtores da região. “As máquinas têm sido de grande ajuda, contribuindo para dar mais agilidade aos serviços de infraestrutura beneficiando, principalmente, os pequenos produtores com a melhoria das estradas vicinais, abertura de cacimbas e de tanques para a criação de peixes”.

Expansão da rede de água e outras construções

O prefeito de Muricilândia, Alessandro Borges, conta que um dos trabalhos realizados com o equipamento foi a expansão da rede de abastecimento de água no município. “Nesse delicado momento de muita dificuldade, essas máquinas vêm somar e dar esperança para a população, porque se for para pagar uma hora de uma máquina dessa ninguém dá conta, e quando a gente coloca à disposição é um sonho que se realiza em cada propriedade tanto na zona rural quanto nos assentamentos, e na zona urbana”, relatou.

Em Colmeia, o secretário de Administração da cidade, Antônio Pereira, conta que a nova máquina destinada pelo Governo do Tocantins tem trabalhado em diversas frentes. “Essa época é de estiagem e nós aproveitamos para fazer recuperação das estradas rurais.  Quando não está na zona rural, elas estão aqui dentro da cidade, colocando aterro para as pessoas, recolhendo entulhos e fazendo pequenas represas ou cacimbões”, destacou.

O secretário de Agricultura de Carrasco Bonito, Juversino Antunes Teixeira, conta que a prefeitura está fazendo açudes nas propriedades rurais do município. “Com a retroescavadeira estamos fazendo açudes para os animais. Aqui temos muitas nascentes nas pequenas propriedades. E estamos atendo às demandas dos pequenos produtores”.

Em Barrolândia, o prefeito Adriano Ribeiro conta que no mesmo dia em que as máquinas chegaram no município, o trabalho já iniciou. “Tudo foi rápido. Agora, nossa retroescavadeira está abrindo cacimbas para ajudar produtores da região na época da seca”, afirmou.

O prefeito de Rio Sono, Itair Martins, ressalta que o equipamento tem sido de grande utilidade para as demandas do município. “As máquinas aqui estão trabalhando a todo vapor, com perfuração de cacimbas, açudes e poços com a retroescavadeira”.

Em Dianópolis, o prefeito Florisvane Maurício da Glória afirma que uma das suas preocupações era fornecer assistências para os pequenos produtores do município. “Estamos trabalhando no acesso da região do Grotão, Coco e Brejão e nos próximos dias iremos para a Piedade e Consolação. Além das estradas, estamos abrindo cacimbas para enfrentar o período de estiagem, onde muitos produtores vão precisar de mais atenção de nossa parte”.

Confirmando a satisfação da população em mais um município tocantinense, o prefeito de Araguaçu, Joaquim Pereira Nunes, frisa que as máquinas doadas pelo Governo estão beneficiando diretamente a população. "Quando finalizarmos a manutenção das estradas, passaremos a instalação de poços artesianos que beneficiarão os pequenos produtores. A população está maravilhada”, destacou.

Em Campos Lindos, a prefeitura está utilizando o maquinário para fazer pontes e pequenos reservatórios de água para agricultores familiares.

Em Silvanópolis, o prefeito Gernivon Pereira também tem priorizado cacimbas e a recuperação de represas, assim como em Sandolândia, conforme o prefeito Radilson Pereira afirma que o maquinário está sendo usado na construção de cacimbas, recolhimento de entulhos e encascalhamento de estradas.

Entrega das máquinas

O governador Mauro Carlesse entregou, entre os dias 29 de junho e 10 de julho deste ano, 139 retroescavadeiras, 80 pás carregadeiras, 12 escavadeiras hidráulicas e 1 grupo gerador diesel aos municípios do Estado.

Foram R$ 68,2 milhões de repasses da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), por meio de emendas parlamentares da bancada federal tocantinense da legislatura de 2015/2018 e mais R$ 488 mil como contrapartida financeira do Governo do Tocantins.