Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação Adriana Aguiar destacou as apresentações dos estudantes tocantinenses Adriana Aguiar destacou as apresentações dos estudantes tocantinenses

A live especial “De Estudante para Estudante”, realizada no canal da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), na noite dessa terça-feira, 11, marcou as comemorações do Governo do Estado em homenagem ao Dia do Estudante e revelou o talento de jovens das 13 Diretorias Regionais da Educação (DRE).

Músicas com mensagem de esperança, de superação, com palavras de conforto para nossas vidas e muito alto-astral marcaram as transmissões. “Dentro da nossa profissão, os estudantes são a nossa razão de ser. Essa data não poderia passar em branco! Nosso objetivo foi promover a interação entre os estudantes do Tocantins e dar visibilidade aos talentos artísticos dos educandos”, comemorou a titular da Seduc, Adriana Aguiar.

No momento em que o distanciamento social é a palavra de ordem, em nome do cuidado com a saúde, a live reuniu centenas de estudantes, educadores, pais, entre outros, em um mesmo espaço de comunicação para celebrar o Dia dos Estudantes. “Esse é um momento de emoção para todos nós, voltar a ver o rostinho de cada um deles ajuda a matar um pouco a nossa saudade”, ponderou Adriana Aguiar.

A secretária Adriana Aguiar destacou que as apresentações foram uma pequena amostra dos talentos presentes nas unidades de ensino tocantinenses. “A diversidade do nosso público, no campo, nas aldeias, nos quilombos, nas cidades nos presenteia com uma pluralidade de talentos e expressões culturais. Hoje, o talento musical é o grande destaque, mas temos muitos outros”, pontuou.

O talento dos estudantes foi evidenciado em músicas de diferentes estilos – sertanejo, gospel, forró, MPB e eletrônico,  –  que ganharam versões especiais. Entre os sucessos apresentados estão canções como:  Pausa – Vicka; Investe em mim – Jonas Esticado; Hallelujah  -   Leonard Cohen; Flores em vida – Zezé Camargo e Luciano; Hear Me Now – Dj Alok; Vou voando - Jorge e Matheus; e Aquarela – Toquinho.

Na ocasião, Adriana Aguiar destacou ainda a importância de todos aqueles que fazem a educação - estudantes, gestores, professores, coordenadores, comunidade escolar em geral do Tocantins. “Não poderíamos deixar de agradecer ao governador Mauro Carlesse, que é um grande defensor de ações como essa. Ele sempre faz muita questão de participar dos eventos da Educação. Temos ainda parceiros muito especiais aqui junto com a gente, os profissionais da Unitins [Universidade Estadual do Tocantins]; os nossos intérpretes de Libras - Rosy Mikaely Gomes Alencar e Tullyo Braga; todos os profissionais da Seduc envolvidos com essa live; e meuparceiro de transmissões Kaká Lucena”, agradeceu.

Interação

A interação entre os telespectadores da live também merece destaque. Tatiana Almeida Araújo Tomaz, da Diretoria Regional de Educação de Dianópolis, aproveitou o chat ao vivo do YouTube para mandar as felicitações pela passagem do Dia dos Estudantes. “Parabéns a todos os estudantes, em especial aos das escolas da Regional de Dianópolis”, ressaltou.

A cada apresentação, a alegria tomava conta de quem estava do outro lado da telinha vendo os talentos das suas unidades de ensino sendo evidenciados. “Colégio Adolfo [Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes] é puro talento. A DRE de Araguaína tem muita eficiência e eficácia. Estou orgulhosa!”, comentou a gestora da unidade de ensino Paula Zerbini.

De Guaraí do Tocantins, Nelson José aproveitou para destacar o talento dos estudantes tocantinenses e o clima que tem tomado conta da educação tocantinense por meio do uso de novas ferramentas educacionais. “Os nossos estudantes vêm mostrando como se faz. Mesmo distante, estamos juntinhos nesse lindo momento”, lembrou.

Mesmo a distância, foram muitos os abraços compartilhados. “Não esquece da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Alcides Rufo, de Ponte Alta do Tocantins. Manda um abraço para nossa escola e todos os nossos professores de Ponte Alta do Tocantins”, comentou a estudante Maria Eduarda de Sousa Silva.

Apresentações

A live, apresentada pelo comunicador Kaká Lucena, contou com a participação de estudantes representando as suas respectivas Diretorias Regionais de Educação.