Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

 O vereador do município de Palmeirante, Adiel Leal (PRB), afirmou que não solicitou nem recebeu diárias pagas pela Câmara Municipal para realizar viagem a Palmas entre os dias 3 e 6 de agosto para participar de evento político, diferentemente do que foi informado na matéria População acusa vereadores de Palmeirante de usar verba da Câmara para tratar de assuntos políticos na capital, publicada pelo Conexão Tocantins em 6 de agosto.

De acordo com Leal, ele realizou a viagem em carro próprio, tendo custeado também as próprias despesas. “Não solicitei nenhuma diária de viagem conforme mencionado na matéria, ressalto ainda que viajei em veículo particular com despesas pagas oriundos de recursos próprios para cumprir agendamento na Capital Palmas na data de 03/05/2020 no gabinete do presidente da Assembleia Legislativa do Estado Deputado Antônio Andrade [sic],” justificou o vereador.

Na reportagem do dia 6 de agosto, apesar de utilizarmos a palavra vereadores, no plural, esclarecemos que, em consulta ao Portal da Transparência, havíamos “verificamos solicitação de diárias APENAS em nome do presidente Raimundo Bento. De acordo com as informações do portal, o vereador solicitou 3 diárias, entre os dias 3 e 6 de agosto, no valor de R$ 1.125,00 – totalizando R$ 3.375,00”.

Ratificamos que não encontramos solicitações de diárias em nome de Adiel Leal, e nem dos demais vereadores citados na matéria: Raimundo Brandão (PTB) – pré-candidato a prefeito, João Silvestre (PSC).

No ofício encaminhado à presidência da Câmara de Palmeirante, no qual pede a retratação desta reportagem, Adiel Leal justifica ainda que a viagem à Palmas não foi realizada em período de recesso parlamentar e que, na ocasião, também aproveitou para visitar “outras autoridades políticas na capital para tratar sobre as emendas e ajudas financeiras” para o município.

O vereador também encaminhou certidão assinada pelo seu chefe de gabinete, Gesiel Teles da Silva, na qual o mesmo certifica que não constam requerimentos ou solicitações de diárias em nome do vereador Adiel Leal no mês de agosto.