Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Coren e SEET se reuniram com representantes do ISAC

Coren e SEET se reuniram com representantes do ISAC Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Coren e SEET se reuniram com representantes do ISAC Coren e SEET se reuniram com representantes do ISAC

O Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren/TO) e o Sindicato dos Profissionais da Enfermagem no Estado do Tocantins (SEET),  reuniram-se na noite dessa quinta-feira, 13, com os representantes do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) para discutir sobre o Edital do Hospital de Campanha de Palmas. Na ocasião, foi proposta a revisão dos salários dos profissionais de enfermagem, bem como a incorporação de benefícios, através de acordo coletivo.

O superintendente de assistência em qualidade do ISAC, Dr. Vinicius Menezes, garantiu que levará as demandas da categoria ao departamento responsável. “Havendo o descontentamento, vamos entrar em um entendimento sobre o assunto. Qualquer erro que for encontrado, de imediato iremos corrigir, pois não iremos trabalhar fora do que a lei estabelece”, esclareceu.

Além disso, foi esclarecido que, para a elaboração do edital, nenhuma entidade representativa da categoria foi consultada sobre as remunerações. “Em nenhum momento fomos consultados sobre os valores dos salários para enfermeiros e técnicos de enfermagem. A categoria se sente desvalorizada. Somos os únicos que ficamos 24 horas na assistência direta ao paciente. Nenhuma unidade hospitalar funciona sem a enfermagem. A maioria dos profissionais precisam trabalhar em dois ou três lugares para conseguir sustentar com dignidade sua casa”, enfatizou a conselheira do Coren/TO, Irismar da Silva Vieira.

A procuradora do Conselho, Márcia Araújo, argumentou sobre os pagamentos. “Questionamos a possibilidade de pagamentos de gratificações, além dos salários e benefícios. Aguardamos o retorno do Instituto, que garantiu que fará estudos e tomará as devidas providências”.