Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Lino Vargas

A Prefeitura de Gurupi iniciou mais uma ação de prevenção e combate a Covid-19 no município, com a testagem de idosos, hipertensos e diabéticos em suas próprias casas. Na manhã desta sexta-feira, 14, a ação começou com testes na Casa do Idoso de Gurupi. A medida visa desafogar atendimentos nas unidades de saúde e evitar riscos de contaminação a este público com sistema imunológico mais frágil.

O trabalho está sendo feito em conjunto por meio das Secretarias Municipais de Saúde; do Trabalho, Assistência Social e Proteção a Mulher; e do Idoso. São duas equipes que irão realizar mais de quatro mil testes ao todo em bairros de maior incidência de contaminação da Covid-19 em Gurupi.

Como os idosos e pessoas com comorbidades integram os grupos de risco para o novo coronavírus e enfrentam alta taxa de letalidade, a ação teve como objetivo priorizar a testagem neste público sem que saiam de casa. “Realizamos 21 testes hoje na Casa do Idoso, e com isso agora podemos ter um controle de qualquer possível contaminado, evitando assim a propagação do vírus em outros idosos", comentou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Pakalolo.

Ainda segundo Pakalolo, a ação tem o objetivo de evitar que os idosos, diabéticos e hipertensos se desloquem para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Centro de Triagem. “Esperamos diminuir a concentração de pessoas nas nossas unidades de saúde, bem como o fluxo de espera pelos testes e combater o contágio da doença em nossa cidade. Durante os testes, se tiver algum positivo, o paciente já será encaminhado ao médico e começará o tratamento precoce”, explicou.

Segundo o secretário de Assistência Social, Dida Moreira, essa ação conjunta das secretarias acrescenta muito na qualidade de vida dos idosos. “Estamos acompanhando a atuando em diversas ações da Secretaria de Saúde, e vejo que com a junção do bom trabalho e dos esforços dos nossos profissionais estamos conseguindo cobrir as mais extremas áreas do nosso município, com testagem, ações e conscientização da população”, comentou Dida.

Orientações

Além da testagem nos idosos, os profissionais da saúde que estão atuando neste trabalho também levaram orientações aos trabalhadores e colaboradores da Casa do Idoso, destacando a importância dos principais cuidados com a terceira idade, que é o principal grupo de risco nesta pandemia.