Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Em solo, brigadistas se preparam para serem transportados pelo Ciopaer para os locais de focos de incêndios

Em solo, brigadistas se preparam para serem transportados pelo Ciopaer para os locais de focos de incêndios Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Em solo, brigadistas se preparam para serem transportados pelo Ciopaer para os locais de focos de incêndios Em solo, brigadistas se preparam para serem transportados pelo Ciopaer para os locais de focos de incêndios

Desde o início da manhã desta segunda-feira, 17, uma equipe do Tocantins do Centro de Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO) está realizando voo de monitoramento, transporte de brigadistas e lançamentos de água pelo helibalde na Serra Geral em Natividade, na região sudeste e 200 quilômetros de Palmas.

O objetivo é dar combate às dezenas de focos de incêndio que há quatro dias provocam queimadas na Serra Geral. Dessa forma, num trabalho integrado com as equipes da Defesa Civil Estadual e Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Natividade e sete brigadistas, a aeronave Tocantins 1 está dando suporte para que em terra as equipes possam agir com efetividade e apagar os focos. Além disso, o Tocantins fez no período da manhã 16 lançamentos de água com o helibalde.

O trabalho das equipes prossegue nesta tarde de segunda-feira. Conforme afirma o diretor executivo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, major Alex Matos Fernandes do Corpo de Bombeiros, o objetivo é dar efetividade ao combate aos focos de incêndio. Para isso, o trabalho integrado das equipes que estão no local é de vital importância para o sucesso da operação. Segundo o major Matos, pela manhã foram realizadas ações de avaliação preliminar, lançamentos de brigadistas nos local e o combate aos focos.

Conforme o operador aerotático do Ciopaer, piloto major Dennys Dalla, a operação no local é delicada, de difícil acesso e nesta segunda-feira foi ainda mais difícil por conta das condições climáticas: muito quente e ventos. “Mas, conseguimos fazer o monitoramento e passar a localização dos focos para as equipes”, observou o major Dalla ao ressaltar que também foram realizados 16 lançamentos de helibalde pela manhã e que a meta para o período da tarde é fazer o mesmo número de lançamentos. 

Ciopaer

 A Diretoria do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) é vinculada à Superintendência de Segurança Integrada da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins. O Ciopaer é composto por agentes das Forças de Segurança, sendo: Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.