Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Esequias Araújo Governador Mauro Carlesse vistoria estrutura do Hospital Estadual de Combate à Covid-19 Governador Mauro Carlesse vistoria estrutura do Hospital Estadual de Combate à Covid-19

O Hospital Estadual de Combate à Covid-19, implantado em Palmas, deverá receber os primeiros pacientes nessa quinta-feira, 20 de agosto. A confirmação da data foi feita pelo governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, e pelo titular da pasta da Saúde Edgar Tollini, nessa segunda-feira, 17, durante vistoria à unidade, que conta com 60 leitos clínicos e 10 leitos de UTI, destinados exclusivamente ao tratamento das pessoas acometidas pelo novo coronavírus.

O Hospital Estadual de Combate à Covid-19 faz parte de uma cooperação técnica entre o Governo do Tocantins e o Centro Oncológico de Palmas, para a oferta de leitos em caráter temporário, destinados ao atendimento de vítimas do novo coronavírus. A contratação inclui ainda equipamentos, aparelhos de ar-condicionado, mobiliário hospitalar e administrativo, enxoval hospitalar, material cirúrgico, dentre outros. A iniciativa atende recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), de não instalação de grande número de leitos destinados ao tratamento de pessoas acometidas pela doença no mesmo espaço.

De acordo com a diretora-geral da unidade, Cynthia Rosa, o local deverá ficar pronto nessa quarta-feira, 19, e já na quinta-feira estará apto a receber os primeiros pacientes. Ela informou ainda que, inicialmente, estão sendo contratados 120 profissionais, que vão atender cinco leitos de UTIs e 20 leitos clínicos e, na próxima semana novos profissionais serão contratados e outros leitos ativados progressivamente.

O governador Mauro Carlesse explicou que a vantagem da contratação desse hospital em detrimentos de um hospital de campanha é a possibilidade de continuidade do trabalho de atendimento aos tocantinenses após a pandemia. “É um hospital estadual para poder ajudar toda a comunidade que venha a precisar em virtude da contaminação pelo novo coronavírus. Estamos proporcionando qualidade de atendimento ao povo e valorizando o dinheiro público, porque aqui terá qualidade de atendimento, e, posteriormente, essa parceria deverá continuar”, afirmou.

O secretário Edgar Tollini explicou que essa foi a última vistoria ao Hospital de Combate a Covid-19, juntamente com a organização social que fará o trabalho de recursos humanos, planejamento e atenção aos pacientes. “Nesta vistoria o Governador pode se certificar da qualidade das instalações para continuar a assistência ao cidadão tocantinense com a maior qualidade possível”, ressaltou.

Gestão

A gestão do Hospital Estadual de Combate à Covid-19 será feita pelo Instituto Saúde e Cidadania (Isac), uma organização social sem fins lucrativos. Com ampla experiência na área, a empresa já está atuando na linha de frente contra a pandemia nos estados da Bahia, Pará, Alagoas , Rio Grande do Sul e também no Distrito Federal, onde a Organização Social está sediada. A empresa também já está atuando no município de Araguaína.

Além do secretário da Saúde, acompanharam o Governador os secretários da Comunicação, Élcio Mendes; da Casa Civil, Rolf Vidal; da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando; o procurador-geral do Estado, Nivair Borges; e outros auxiliares do Governo.