Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Nessa quarta-feira, 19, a Prefeitura de Gurupi realizou a entrega de novos equipamentos ao projeto “Olho Vivo” do 4º Batalhão de Polícia Militar. São mais de 80 câmeras, além de computadores e outros aparelhos eletrônicos que irão reforçar e ampliar o sistema de vídeo monitoramento na cidade.

Esta é a segunda etapa do projeto, onde a Prefeitura está entregando à PM 85 câmeras de segurança, sendo 15 modelo Speed Dome de longo alcance (5 km) e 70 câmeras de ponto fixo (80m), 5 computadores, 3 mesas controladoras de direcionamento das câmeras, entre outros equipamentos. Na primeira etapa, em setembro do ano passado, já haviam sido entregues 40 câmeras, sendo 16 Speed Dome e 24 de ponto fixo, 2 computadores, 1 mesa controladora e outros equipamentos. Ao todo já são R$ 350 mil de investimentos do município em estrutura para o projeto.

A Polícia Militar é responsável por gerir o sistema e monitorar os pontos estratégicos onde já existem câmeras instaladas e onde serão instaladas as novas câmeras. Segundo o Major José Freitas, subcomandante do 4º BPM, o projeto Olho Vivo tem sido uma ferramenta importante no policiamento preventivo e ostensivo. “Ele tem garantido mais segurança ao cidadão de bem e inibido o criminoso a cometer algum crime, e estes novos equipamentos irão reforçar ainda mais a segurança e ampliar a área monitorara por vídeo em Gurupi”, destacou.

Segundo a PM, houve considerável redução dos índices de criminalidade nos pontos onde há alcance das câmeras já instaladas em Gurupi, como crimes de furtos em residências, pontos comerciais e praças, além de tráfico ou consumo de entorpecentes e outros atos ilícitos nas imediações destes locais.

Para o prefeito Laurez Moreira, segurança é fundamental para o crescimento de uma cidade. “O cidadão precisa se sentir seguro e este projeto tem contribuído para isso, pois o vídeo monitoramento é um dos fatores para a queda no índice de criminalidade em Gurupi, trazendo tranquilidade à população. Com esses novos equipamentos, a segurança será ainda mais eficaz”, disse.