Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação Ruraltins coleta mais de 20 mil sementes na região da Ilha do Bananal  Ruraltins coleta mais de 20 mil sementes na região da Ilha do Bananal

Uma equipe do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) percorreu os municípios de Lagoa da Confusão, Caseara, Marianópolis e Pium, entre os dias 17 e 19 de agosto,  para a coleta de sementes nativas visando a implementação dos projetos Restaura-TO e da Missão Burle Marx - Coleta de Germoplasma Vegetal Nativo do Tocantins.

As coletas foram feitas em áreas de cerrado, floresta, pastagens e na zona urbana desses municípios, onde foram coletadas cerca de 20 mil sementes de dez espécies: Jatobá-da-mata, Cabeça-da-arara, Ipê-roxo, Cinzeiro, Garroteiro, Cajuzinho-do-cerrado, Mutamba, Mirindiba, Folha-seca e Jatobá-de-areia.

“Essas sementes serão destinadas a produção de mudas, semeadura direta em áreas degradadas, instalação de módulos produtivos de recuperação e doação para produtores rurais”, explicou o engenheiro florestal do Ruraltins, Ricardo Haidar.

“Na ação também foram extraídas partes vegetativas como raiz e parte aérea de duas espécies, a Bananeira-brava e a Helicônia-papagaio, típicas do sub-bosque de ambientes de mata ciliar. Ambas possuem elevado potencial para o paisagismo de áreas urbanas e rurais, devido beleza das folhagens e floração”, completou o engenheiro florestal.

Para a preservação, restauração e recuperação de áreas degradadas, bem como a implantação do projeto de paisagismo urbano, o Ruraltins tem implantado o Banco de Germoplasma, onde são preservadas por meio de identificação e caracterização mais de 300 mil sementes nativas de cerca de 60 espécies.

Projetos

O projeto Missão Burle Marx, intitulado pelo nome do paisagista Roberto Burle Marx, que queria tornar o mundo em um jardim, é uma iniciativa nova do Governo do Estado, e terá como propósito principal a preservação da biodiversidade, paisagismo urbano e recuperação de áreas degradadas com espécies nativas.

Já o Restaura-TO, desenvolvido desde 2017 pelo Ruraltins em parceria com diversas instituições, tem como foco as restaurações ecológica e econômica de áreas degradadas e alteradas no Tocantins, por meio do uso racional da flora e da cobertura de vegetação nativa.