Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Dianópolis possui população estimada em 22.139, segundos dados de 2019 do IBGE

Dianópolis possui população estimada em 22.139, segundos dados de 2019 do IBGE Foto: Márcio Di Pietro

Foto: Márcio Di Pietro Dianópolis possui população estimada em 22.139, segundos dados de 2019 do IBGE Dianópolis possui população estimada em 22.139, segundos dados de 2019 do IBGE

Até o momento, pelo menos quatro pretendentes já se declararam como pré-candidatos à Prefeitura de Dianópolis, na região Sudeste do Tocantins. O prefeito da cidade, padre Gleibson Moreira (sem partido), não será candidato à reeleição no pleito deste ano e também não declarou apoio a nenhum pré-candidato. Segundo o gestor, ele retornará às atividades pastorais da igreja.

Apesar de o prefeito afirmar que não irá apoiar nenhum político, a vice-prefeita de Dianópolis, Francisca Ribeiro (Avante), informa que irá se candidatar nas eleições do dia 15 de novembro. Francisca diz que sua perspectiva para o pleito é positiva, no entanto, reconhece que todos  setores do município necessitam de crescimento e desenvolvimento, por isso diz estar otimista com a disputa. “Mesmo sabendo que, parte da população anda muito insatisfeita com a política e também considerando o período de pandemia dificultoso onde as pessoas não vão conseguir realizar o corpo a corpo como antes, espero que seja uma disputa tranquila, até porque eu acredito no respeito à vida e ao sentimento de cada um”.

A pré-candidata ainda destaca que apesar da pandemia da Covid-19, onde muitos ainda procuram se adaptar às novas regras de como conduzir esse processo, ela acredita que mesmo com as limitações a serem consideradas, têm condições de enfrentar a disputa. “Na condição de mãe, de professora e de administradora, creio que é possível usarmos os meios legais para chegarmos ao público e apresentar o nosso projeto político sem desconforto”.

Também na corrida pela principal cadeira do Executivo Municipal está o nome do ex-deputado estadual e ex-prefeito da cidade, José Salomão (PT). O pré-candidato foi derrotado nas eleições passadas por padre Gleibson.

Mas segundo o petista, neste ano, ele está otimista em relação ao pleito. “Depois de duas gestões sucessivas que deixaram a desejar, percebo que o eleitor dianopolino não quer mais arriscar com a inexperiência. Deve prevalecer o voto na confiança, no conhecimento, enfim o voto da segurança, requisitos que traduzam honestidade, austeridade, competência, transparência no trato da coisa pública”, diz.

O petista conta que nesse período de pré-campanha, tem discutido a elaboração do seu plano de governo, que deve envolver bandeiras como: saúde, educação, moradia e infraestrutura. “Também direcionaremos a implementação de políticas públicas às classes menos favorecidas, a quem mais precisa”, sustenta.

José Salomão, afirma que busca aliança com as siglas MDB, PP, PSD e PC do B. “O vice da nossa chapa é do PSD, Aurélio Araújo. Vai ser uma campanha atípica devido à pandemia e assim quase tudo deverá acontecer pelas redes sociais”, informa.

Um terceiro nome que deve concorrer ao Paço Municipal é o ex-vereador Hagaus Neto (PTB). Atualmente na função de advogado, ele acredita que tem receptividade do eleitorado e reconhecimento da população. “O nosso grupo tem crescido a cada dia. A nossa campanha tem sido em cima de propostas inovadoras, possíveis de serem realizadas e, claro, com base no serviço já prestado quando vereador”, diz.

Outro possível candidato é o presidente municipal do diretório dos Republicanos, o secretário executivo da Associação Tocantinense (ATM), Jailton Bezerra (PSL). O Conexão Tocantins não conseguiu entrevista com Bezerra para questionar as suas expectativas políticas para o pleito.

Cidade

Dianópolis possui população estimada em 22.139, segundos dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e um eleitorado de aproximadamente 12 mil pessoas, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A terra das Dianas tem sua economia ativa no sudeste tocantinense, com extração de minérios e comércio e indústrias fortemente presentes, e representa polo de atendimento de serviços públicos e privados.