Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Praça Leopoldo Bulhões na centenária Natividade

Praça Leopoldo Bulhões na centenária Natividade Foto: Auro Giuliano

Foto: Auro Giuliano Praça Leopoldo Bulhões na centenária Natividade Praça Leopoldo Bulhões na centenária Natividade

Além da prefeita Martinha Rodrigues Neto (PSL), que é pré-candidata à reeleição no pleito deste ano em Natividade/TO, também entram na disputa como pré-candidatos à cadeira do Executivo da cidade, localizada no Sudeste do Tocantins, o advogado Dr. Thiago (PP), Tino Camelo (PSC) e Joaquim do Posto (PTB), que já foi prefeito da cidade. 

Martinha diz esperar que o pleito ocorra de forma pacífica, respeitando os eleitores e candidatos. Segundo ela, seu plano de governo vai de encontro aos anseios da população. “Tenho realizado diversas obras no município, assim como foi feito um trabalho humanitário na saúde e na educação, além da realização de operação tapa buraco em ruas que desde quando foi realizado o asfalto não recebia essa ação. Então quero dar continuidade a esses trabalhos e, claro, com a experiência adquirida e os apoios dos congressistas e do Governo do Estado irei em busca de mais recursos para investimento”, diz.

Na saúde, a pré-candidata à reeleição afirma que pretende equipar o hospital, aumentar o número de tratamentos odontológicos, trazer exames voltados para saúde da mulher, especialistas em pediatria, cardiologia e ortopedia. 

Já na área da Educação, Martinha Rodrigues pontua que, caso reeleita, reformará escolas, além de focar na climatização das salas, novos mobiliários e mais capacitação para os professores. “Já na Segurança Pública, pretendo trabalhar em parceria com os órgãos responsáveis para dar mais proteção aos nativitanos e aos turistas. Na Infraestrutura focaremos na operação tapa buraco, pavimentação asfáltica, infraestrutura turística, iluminação pública, melhorias das estradas vicinais espaços para lazer e diversão em família”.

A prefeita menciona ainda a geração de emprego e renda na cidade. De acordo com ela, nestes anos à frente da gestão, seu governo permitiu a realização de filmagens para séries da Netflix e Novelas. Fatores que para ela, deram visibilidade a Natividade, assim como movimentou a economia local, além de contratações de moradores para atuar. “Através de ações como essa se outras, aumentamos a geração de renda e emprego. O trabalho em um município nunca acaba. Sempre teremos o que melhorar e sempre teremos no que investir. Meu anseio é dar mais qualidade de vida à população e pra isso quero continuar trabalhando em todas as áreas”, enfatiza.

Pandemia

Martinha também comenta que neste ano, a Prefeitura de Natividade reforçou o trabalho na Saúde, por conta da pandemia da covid-19.  “Nossos esforços foram voltados para a saúde. A covid-19 nos ensinou que todo investimento que fizermos nesta área é pouco. Com o avanço da tecnologia aprendemos também que todo investimento que fizermos em educação também é pouco”.

Dr. Thiago

Dr. Thiago acredita que uma nova política deve ter mais diálogo entre os representantes e a população. Por este motivo, diz que deseja representar mudança e renovação em sua campanha. “Nós nativitanos de coração temos a responsabilidade com o futuro da nossa cidade e principalmente, com as mudanças que a gente quer ver na política. Nesse momento, me sinto preparado para assumir essa responsabilidade”, completou.

Segundo o pré-candidato, ele defenderá as áreas da Educação e pequenos negócios. “Desde pequeno tive uma vida voltada para os estudos e para o empreendedorismo, então são duas bandeiras fundamentais que me trouxeram sucesso na vida profissional.”

O pré-candidato ainda menciona que seu projeto é trabalhar junto com pessoas que queiram ver uma cidade segura, próspera e cheia de oportunidade para todos. “Aprendi a fazer politica dialogando, ouvindo e conversando com as pessoas, e isso tem me motivado a tomar a decisão mais importante da minha vida: ser pré-candidato a prefeito de Natividade”.

Em sua visão, atualmente, a política vivencia um momento ruim. Ele acredita que cabe à população a responsabilidade de eleger bons candidatos. Por esse motivo, Dr. Thiago apostará numa campanha voltada para o diálogo com a comunidade. “Pretendo ouvir mais as pessoas. É necessário ouvir o que elas precisam para desenvolver um trabalho que possa melhorar efetivamente a vida delas. Assim penso eu, sobre a nova forma de fazer Política. Vou apresentar uma pré-campanha e campanha diferentes das tradicionais”.

Tino Camelo

Tino Camelo afirma que já na pré-campanha sua equipe visitou todas as regiões do município. Ele explicou como será seu projeto e, caso eleito, como comandará a gestão. “Estamos empolgados com a receptividade dos nossos conterrâneos. Temos percebido também que a maioria da população ainda está indefinida, analisando e buscando idealizar a candidatura que melhor atenda aos anseios da coletividade. Isso nos enche de coragem e disposição para intensificarmos a caminhada, uma vez que acreditamos muito em nosso projeto”.
O pré-candidato menciona que sua campanha será voltada à gestão planejada, responsável e moderna. “Esse é o tripé das bandeiras que defendemos, porque agindo assim, encontraremos o equilíbrio no desenvolvimento de todas as áreas da Administração Pública, e o consequente atendimento a todos os segmentos da sociedade”, aposta.

Tino acredita que para esse modelo de gestão será fundamental uma equipe motivada, fato que para ele é possível através da valorização dos servidores públicos municipais, com qualificação e remuneração justa.

O pré-candidato ainda observa que Natividade é uma cidade emblemática, a mais antiga do Estado, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e geograficamente bem localizada. “Por esses e outros motivos, os nossos jovens merecem há muito tempo uma universidade pública aqui na cidade, pois seria também um benefício de alcance regional. Na verdade, precisamos avançar em todas as áreas. Não que os serviços públicos não estejam sendo realizados, mas não estamos vendo os avanços que a população tanto espera”. 

Em sua opinião, o Município necessita modernizar a máquina pública, otimizar a gestão da saúde, implantar um centro cirúrgico para realização de pequenas cirurgias, ampliar e modernizar as escolas municipais e implantar políticas públicas voltadas ao turismo e à cultura. “Precisamos também investir na infraestrutura urbana, pois há vários setores que não dispõem de um metro de pavimentação asfáltica, e outros estão com o pavimento totalmente danificados por falta de manutenção. Temos regiões com escassez de água, e esse problema tem que ser levado mais a sério pelo poder público”.

Por fim, o pré-candidato afirma que os políticos precisam resolver a questão da regularização fundiária urbana, tanto na sede do município quanto no distrito de Príncipe e ainda organizar atendimento aos pequenos produtores rurais e assentados. “Enfim, Natividade precisa de uma gestão responsável, moderna e, sobretudo, que trabalhe com planejamento, porque administrando dessa forma, com pouco podemos fazer muito”, finaliza.

O site Conexão Tocantins tentou contato com Joaquim do Posto (PTB), porém, ele não respondeu os questionamentos sobre suas perspectivas políticas como pré-candidato às eleições de 2020.

Natividade

A cidade, que tem 6.300 eleitores, se destaca pela charmosa arquitetura colonial, festas religiosas, folclore e gastronomia. Sua história começa no ciclo do ouro, por volta de 1734, quando ocorreu a ocupação da região por bandeirantes, escravos, mineiros, sertanistas, missionários e criadores de gado. Natividade chegou a ser um dos maiores arraiais da então Capitania de Goiás. Localizada na região sudeste do Estado, a cidade está a 200 km de Palmas.