Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

A abertura da Correição Ordinária está sendo promovida pela Corregedoria Geral da Justiça

A abertura da Correição Ordinária está sendo promovida pela Corregedoria Geral da Justiça Foto: Divulgação

Foto: Divulgação A abertura da Correição Ordinária está sendo promovida pela Corregedoria Geral da Justiça A abertura da Correição Ordinária está sendo promovida pela Corregedoria Geral da Justiça

Promovida pela Corregedoria Geral da Justiça, a abertura da Correição Ordinária em 15 comarcas do Judiciário tocantinense acontecerá nessa quinta-feira, 27, a partir das 14 horas, através da plataforma virtual Cisco Webex, disponibilizada aos tribunais pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O evento terá a participação de autoridades convidadas e magistrados das comarcas de Colméia, Guaraí, Itaguatins, Colinas, Arapoema, Cristalândia, Pium, Paraíso, Araguacema, Arraias, Natividade, Ponte Alta, Novo Acordo, Gurupi e Palmeirópolis, que receberão um link que será disponibilizado horas antes da abertura. O público em geral também poderá acompanhar ao vivo, através do canal TJ Tocantins no YouTube, cuja transmissão terá o apoio técnico da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat).

A solenidade de abertura das correições ordinárias contará com a participação do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto; do corregedor-geral da justiça, desembargador João Rigo Guimarães; dos diretores e juízes dos Foros; e de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil, entre outras autoridades.

Aprimorar mecanismos de gestão

"Mesmo diante de uma crise sanitária sem precedentes, o Poder Judiciário do Tocantins continua em funcionamento para atender à sociedade", ressaltou o corregedor-geral da Justiça, João Rigo Guimarães, lembrando que a Corregedoria cumpre sua missão institucional ao manter as correições com vistas a aprimorar os mecanismos de gestão das unidades e, a partir disso, entregar uma atividade judicial dentro das expectativas do jurisdicionado.

"E o mais importante: sem prejuízo dos resultados. Inclusive recentemente realizamos correição de forma remota na Comarca de Palmas e os resultados foram bastante positivos", frisou o desembargador, destacando o trabalho da Corregedoria no aperfeiçoamento da "metodologia dos trabalhos correcionais, com foco nos resultados, na identificação dos problemas e correção de suas causas, bem como na replicação das boas práticas observadas".

O corregedor-geral da Justiça ainda ressaltou que eventuais sugestões, elogios ou reclamações poderão ser apresentados preferencialmente por meio de formulário eletrônico, disponível no site da Corregedoria-Geral da Justiça, ou ainda mediante reunião por videoconferência a ser agendada com a equipe de correição pelo e-mail corregedoria@tjto.jus.br ou telefone.

Foco na sociedade

As correições ordinárias têm o objetivo de promover ajustes e adequações pontuais para o aprimoramento da prestação jurisdicional à sociedade. As reuniões com os magistrados e servidores das Comarcas acontecerão também por videoconferência, no período de 1º a 30 de setembro. 

As pessoas que quiserem fazer reclamações, sugestões ou tirar dúvidas deverão entrar em contato com a Controladoria das comarcas por formulário eletrônico disponível, no site da Corregedoria ou pelo telefone, sendo que a equipe de correição fará reunião por videoconferência com quem desejar.