Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Paulo de Deus

Foto: Paulo de Deus

Prioridade em atendimento a idosos, execução de hinos nas escolas, campanha de prevenção ao suicídio e de combate ao cyberbullying são temas de quatro projetos de lei apresentados nessa terça-feira, 25, pelo vereador Lúcio Campelo (MDB) na Câmara de Palmas. “São demandas que abraçam a educação e o cuidado com os palmenses”, frisa.

No primeiro PL, o vereador pede que seja estabelecido na Capital atendimento prioritário na tramitação dos processos administrativos em que figurem como parte ou interveniente pessoa com idade igual ou superior a 60 anos ou pessoa com deficiência ou em tratamento de doença grave. “São cidadãos que enfrentam dificuldades na resolução de suas demandas e que precisam dessa celeridade”, analisou Lúcio.

Em outro projeto, Campelo requer a execução e entoação do hino nacional, do hino do Estado do Tocantins e do hino de Palmas, pelas unidades de ensino do município. “Com execução ao menos uma vez ao mês pelos alunos e professores de ensino da Capital. A intenção é valorizar nossos símbolos oficiais, reforçando a importância do patriotismo”, defendeu o vereador.

Num terceiro PL, Lúcio solicita que seja instituído em Palmas evento de prevenção e de combate ao cyberbullying nas escolas públicas e privadas. O cyberbullying é a prática de intimidação, humilhação, perseguição, exposição, calúnia e difamação por meio de ambientes virtuais, como redes sociais, e-mail e aplicativos de mensagens. “O evento proposto tem o objetivo de identificar essa prática, proporcionando informações aos alunos por meio de debates, palestras, orientações, dentre outras ações”, justificou Campelo.

Prevenção ao Suicídio

Defensor da saúde mental, o vereador protocolou PL para que seja instituído em Palmas o evento “Setembro Amarelo” dedicado à realização de campanha e de ações educativas de prevenção ao suicídio. O objetivo da mobilização será informar, esclarecer, conscientizar, e envolver os cidadãos a respeito dessa temática. “A OMS afirma que os suicídios são preveníveis, mas só é possível por meio de estratégias, sendo necessário implementar ações”, defende Campelo.

O vereador conquistou no início do ano o sancionamento de PL de sua autoria que institui em Palmas o evento Janeiro Branco, dedicado a cuidados com a saúde mental. O Projeto do vereador (Lei n° 2.496/19) propõe a realização de ações educativas, palestras, seminários e cursos.