Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Primeira reunião virtual do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas

Primeira reunião virtual do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Primeira reunião virtual do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas Primeira reunião virtual do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas

Membros do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas – FEMC, se reuniram pela primeira vez em 2020 nessa quarta-feira, 26, para tratar assuntos pertinentes ao Fórum. O FEMC visa estimular, fortalecer e avaliar a implementação das Políticas Nacional e Estadual de Mudanças do Clima.

Dentre as pautas do encontro estava a Estratégia Tocantins 20-40. A diretora de Instrumentos de Gestão Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marli Santos, apresentou a Estratégia amplamente aos membros e informou sobre o andamento do processo. “A estratégia está na fase de pactuação com os gestores públicos do estado do Tocantins e no segundo momento irá passar para o setor produtivo”, afirmou. Ainda segundo a diretora “Todos os recursos que venham, seja REDD+ ou tesouro, serão priorizados para a redução de emissões, sem investimentos não teremos condições de implementar essa Estratégia no Estado”.

Com a participação massiva dos membros, foi decidido ainda a criação da Câmara Temática para divisão das tarefas correlacionadas a Estratégia Tocantins 20-40, em que os seguintes órgãos manifestaram interesse: Instituto Ecológica, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Secretaria da Saúde, Município de Palmas, Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), Defesa Civil, Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Associação Movimento Ecológico Amigos do Meio Ambiente (Ameama), Povos Indígenas, Assembleia Legislativa do Tocantins, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Renato Jayme, presidiu a reunião e ressaltou a importância da Estratégia em debate. “A proposta de integração de diversos setores consolida o perfil do Estado em cumprir com o desenvolvimento do agronegócio diante daquilo que a legislação prevê, rumo ao um desenvolvimento sustentável”, pontuou. Na ocasião, o secretário também empossou novos membros do Fórum.

A deputada estadual Valderez Castelo Branco, representante da Assembleia Legislativa no Fórum, presente na reunião manifestou apoio para a implantação da Estratégia no Estado. “Reforço que a Assembleia Legislativa está à disposição para apoiar e fazer com que sejamos o Tocantins exemplar com reconhecimento sustentável. Contem com nosso trabalho, aquilo que for desenvolvido e deliberado nesse Fórum, em todas as reuniões, estarei presente para colaborar”.

Estratégia Tocantins 20-40

A estratégia Tocantins 20-40 tem como objetivo promover o desenvolvimento socioeconômico e competitivo do Estado do Tocantins, com uso racional de recursos naturais, respeito às próximas gerações e melhoria da qualidade de vida de sua população. A estratégia irá colocar o Estado como referência na região Norte do Brasil em produção sustentável de alimentos e produtos da sociobiodiversidade e irá delinear o desenvolvimento de baixas emissões no Estado baseada em 4 eixos: econômico, social, ambiental e infraestrutura, até o ano de 2040.