Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Jorge Frederico e Wagner Rodrigues; possíveis adversários em novembro (Foto: Montagem)

 Localizada a cerca de 380 km de Palmas/TO, na região norte do Tocantins, Araguaína se destaca como um dos principais polos econômicos do Estado, sendo a segunda maior cidade em número de habitantes. Importante não somente para toda a macrorregião em que está inserida, Araguaína também é referência para muitos municípios das regiões sul dos estados do Maranhão e Pará.

Esses e outros motivos fazem da cidade um palco importante na política tocantinense, razão pela qual a disputa pela prefeitura é sempre muito visada pelos principais grupos políticos e alvo da atenção da sociedade e imprensa.

Este ano o pleito deve ser polarizado entre dois nomes: o da situação, Wagner Rodrigues (SD), apoiado pelo atual prefeito Ronaldo Dimas (Podemos); e o pré-candidato da oposição, Jorge Frederico (MDB), deputado estadual que também já foi vereador na cidade.

Jorge Frederico

Ao Conexão Tocantins, Frederico disse que seu nome deve ser confirmado em convenção no dia 15 de setembro. “Eu tenho ouvido a voz da população, coloquei meu nome à disposição do partido como pré-candidato e tenho construído uma história. Tenho, sem dúvida nenhuma, o sonho de deixar um legado em Araguaína”, afirmou o pré-candidato.

Jorge Frederico conta com o apoio de pelo menos 5 partidos, além do MDB, sendo eles, PTB, PSL, Republicanos, PTC e o Rede Sustentabilidade. “Ontem eu recebi o apoio do Doutor Roberto Anestesista, que foi o segundo deputado federal mais votado de Araguaína. Tenho o apoio de grande parte da Câmara [de vereadores]. O MDB tem 3 vereadores com mandato, o PSL mais 3”, ressaltou.

O vice de Frederico ainda não foi decidido. De acordo com o pré-candidato, o nome será escolhido entre 4 apresentados por partidos aliados. “Eu estou fazendo essa discussão. Quatro partidos indicaram nomes a vice. Eu encomendei uma pesquisa qualitativa, estamos fazendo a leitura dela para entender qual o pensamento da população para os próximos anos. Vai sair desse perfil alguém que tenha o jeito do povo, que conheça a realidade e que tenha conhecimento técnico também”, disse Jorge Frederico.

Wagner Rodrigues

Em Araguaína já é praticamente certo que o prefeito Ronaldo Dimas irá lançar como seu sucessor, Wagner Rodrigues. O anúncio está marcado para o dia 10 de setembro, mas o nome de Rodrigues não parece ser mais uma incógnita.

O ex-chefe de gabinete de Dimas está em clima de pré-campanha há meses. Seus perfis nas redes sociais estão repletos de postagens com obras da Prefeitura de Araguaína pela cidade e mensagens de apoiadores.

O Conexão Tocantins tentou contato com o pré-candidato do SD, mas as ligações e mensagens não foram atendidas e nem respondidas.