Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aline Batista/CM Palmas

Foto: Aline Batista/CM Palmas

O vereador Lúcio Campelo (MDB) apresentou nesta semana, na Câmara de Palmas, Projeto de Lei visando instituir a Semana de Orientação, Conscientização, Prevenção e Combate à Nomofobia - fobia relacionada ao uso de tecnologia. A proposta do vereador é aliar informação a cuidados com a saúde, mobilizando profissionais e a sociedade palmense. 

A nomofobia é a dependência abusiva digital, principalmente ligada aos celulares, e que provoca ansiedade, irritabilidade, medo, dentre outros sintomas. 

Autor de projetos em benefício do equilíbrio mental - a exemplo do PL sancionado em janeiro de 2020 que institui em Palmas o 'Janeiro Branco', dedicado a ações em benefício da saúde mental-, o vereador sugere o mês de março para a realização da Semana de Combate à Nomofobia. 

O poder público poderá organizar, promover eventos e realizar palestras com o objetivo de informar e conscientizar a população acerca da necessidade saudável e moderada das tecnologias e dos riscos associados ao uso excessivo de celulares, computadores e similares; esclarecer sobre a necessidade de tratamento dos transtornos associados à nomofobia, por meio de atendimento psicológico ou via medicamentos, quando necessário, além de estimular relações pessoais fora do ambiente virtual.