Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira, 31, até o dia 16 de setembro é o prazo para que os partidos políticos realizem as convenções destinadas a deliberar sobre coligações e a escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador.

Neste ano os prazos do calendário eleitoral foram prorrogados pela menda constitucional nº 107, de 2 de julho de 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus. Originalmente, as convenções já teriam sido realizadas. A data prevista no calendário inicial era entre 20 de julho e 5 de agosto.

Convenções virtuais

Também em razão da pandemia, a emenda constitucional instituiu que as convenções poderão ser realizadas de forma virtual, para evitar aglomerações.

Em Palmas, o Podemos, que deverá lançar Alan Barbiero como candidato a prefeito, marcou convenção para o próximo sábado, 5. O evento não será virtual, mas o partido organizou outra metodologia para evitar aglomeração. “Vamos fazer algo inovador. Será a primeira convenção no Brasil pelo modelo Drive-in”, afirmou Barbiero.

O PV também já tem data marcada; a convenção que deverá confirmar Marcelo Lelis como candidato a prefeito vai acontecer no dia 15 de setembro. De acordo com Lelis, a convenção deverá ocorrer em plataformas digitais. “Não está totalmente definido, estamos trabalhando nesta organização, mas caminha para ser virtual”, afirmou.

O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) também já marcou convenção em Palmas para o dia 12 de setembro. O nome do pré-candidato do partido a prefeito é o do professor e urbanista João Bazzoli. “Estávamos vendo outras possibilidades, mas provavelmente nossa convenção será realizada em ambiente virtual”, garantiu Bazzoli.

O PL, que tem Vicentinho Júnior como pré-candidato a prefeito de Palmas, realizará convenção no dia 15 de setembro. O evento também será virtual.

Indefinido

O nome de Raul Filho pelo MDB ainda é uma incógnita, dados os entraves jurídicos em torno de seu nome. O partido, no entanto, já confirmou que terá candidato próprio e formou a chamada “frente ampla em defesa de Palmas”, juntamente com PT, PCdoB e PDT para tratar das articulações. A convenção do partido ainda não foi definida.

Também está sem definição a convenção do PSDB que irá confirmar a candidatura de Cinthia Ribeiro à reeleição. O PSDB Nacional, no entanto, já anunciou em seu site na internet a plataforma digital criada especialmente para realização de convenções digitais em todos os municípios com candidatos a prefeito.

Propaganda

Ainda de acordo com o novo calendário, a propaganda eleitoral na internet, comícios, panfletos e outros meios, terá início no dia 26 de setembro; já no rádio e na TV, a propaganda eleitoral gratuita e obrigatória será entre os dias 9 de outubro e 12 de novembro.

Neste ano, as eleições municipais estão marcadas para o dia 15 de novembro, em primeiro turno, e 29 de novembro, em segundo turno.