Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Nos dias 3 e 4 de setembro, o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza (CBHSAST) realiza o 1º Encontro Regional dos Municípios Pertencentes ao CBHSAST, com o objetivo de promover a gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada, de modo a apontar para toda a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos.

O encontro será realizado através de plataforma digital e contará dentre outras autoridades, com a participação do secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Renato Jayme e do Diretor de Planejamento de Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo. As inscrições para participar das atividades oferecidas pelo evento podem ser realizadas até o dia 03 de setembro através do link.

O evento deve estimular o debate sobre temas para a gestão compartilhada, integrada e assistência das águas, além de proporcionar trocas de experiência sobre os recursos hídricos, com participação dos municípios expondo suas ações ambientais e as dificuldades encontradas. Com essas informações, ao final do Encontro será possível ter um quadro geral da realidade de cada município para nortear as ações do Comitê.

Comitê de Bacias Hidrográficas 

Os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) são grupos de gestão compostos por representantes dos três níveis do poder público, usuários da água e sociedade civil. A mesa diretora é democraticamente eleita e os comitês passam a ser porta-vozes das reivindicações e necessidades dos usuários daquela bacia.

O Tocantins conta atualmente com cinco CBH’s instalados, sendo: Comitê de Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso; Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda, Comitê da Bacia Hidrográfica Manuel Alves da Natividade e o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza.