Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Nos seis primeiros meses de 2020, o Tocantins registrou 10 acidentes com rede elétrica, sendo seis com vítimas fatais. Esse é o total de mortes registradas em todo o ano de 2019, que teve 22 acidentes.

A principal causa dos acidentes é a desatenção e as vítimas mais propensas são profissionais da construção civil e pintores. Diante desta situação preocupante, o Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins (Ceeto) – entidade da sociedade civil organizada formada por representantes de instituições das classes consumidoras que atuam de forma voluntária –, lançou nesta quinta-feira, 3, a campanha “Rede Elétrica: Não Seja a Próxima Vítima”. A iniciativa tem apoio da Energisa Tocantins.

O objetivo da campanha é levar mais informações e esclarecimento à comunidade sobre os riscos e perigos relacionados à energia elétrica, a fim de reduzir a quantidade de acidentes e, consequentemente, de vítimas fatais. “Devido ao levantamento registrado pela Energisa, decidimos trabalhar a conscientização da comunidade e profissionais sobre esses perigos”, informa a conselheira e uma das idealizadoras do projeto, Marta Lustosa.

O presidente da Ceeto, Rudnei Fonseca, destaca que a campanha será lançada em todos os meios de comunicação. “Devido à pandemia, a campanha será lançada inicialmente nas redes sociais e site do Conselho, na rádio e TV. O cidadão tem que ter muito cuidado com a rede elétrica”, alerta. Marta destaca que, assim que possível, também irão desenvolver palestras e visitações.

Para o diretor de Relações Institucionais da Energisa, Alankardek Moreira, é fundamental essa iniciativa de orientar a população sobre os riscos que envolvem a rede elétrica e os cuidados que devem ser tomados. “Por isso, sempre precisamos reforçar essas ações de prevenção com a comunidade e o Ceeto tem uma importante participação nisso”, afirma.

“Com esta campanha de alcance estadual, o Ceeto almeja que a população se conscientize sobre os cuidados e perigos referente às redes elétricas”, reflete a vice-presidente do Conselho, Guanamar Soares.

“Queremos agradecer a iniciativa do Ceeto em desenvolver esse projeto tão importante para a população. Segurança é o principal valor da Energisa e, por isso, sempre nos empenhamos em estimular ações como essa”, conclui o diretor-presidente da Energisa Tocantins, Marcio Zidan.