Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação O novo poço instalado no perímetro urbano do município atenderá a demanda de cerca de 900 famílias O novo poço instalado no perímetro urbano do município atenderá a demanda de cerca de 900 famílias

O Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), concluiu no início desta semana a execução das obras de saneamento no município de Aragominas, região norte do Estado. Nesta etapa, foram beneficiadas diretamente cerca de 1.500 famílias que moram na zona urbana e rural do município. As obras foram realizadas em parceria com prefeitura e contaram com investimentos de mais de R$ 280 mil por parte do Governo do Tocantins.

Zona Urbana

Além da perfuração de um novo Poço Tubular Profundo (PTP) no perímetro urbano do município, as equipes da ATS também construíram uma nova rede adutora para interligar o novo poço ao reservatório da cidade, aumentando assim a capacidade do sistema e consequentemente a pressão da água nos pontos mais críticos da rede. Durante a execução das obras foram instalados mais 800 metros de adutora e 200 metros de Rede de Distribuição de Água (RDA). As obras de melhorias no Sistema de Abastecimento de Água (SAA) contemplaram diretamente cerca de 900 famílias que moram na cidade.

A dona de casa Maria Célia, 58 anos, disse que agora o problema de falta de água foi completamente resolvido. “Depois da perfuração desses poços nunca mais faltou água. Antes a água faltava quase todo dia, agora nós temos água o dia todo, com fartura”, afirmou.

Zona Rural

Para atender a uma demanda antiga da Comunidade Quilombola Pé do Morro, localizada na zona rural do município de Aragominas, as equipes da Agência perfuraram um PTP com capacidade de abastecimento que atenderá toda comunidade local.

Ainda na zona rural do município foram realizadas a manutenção, recuperação e ativação de outros três poços que abastecem aproximadamente 600 famílias que moram nos Projetos Assentamentos (PA´s) Reunidas, Vitória Régia e Baviera.

“É importante ressaltar que as obras de melhoria em saneamento realizadas na zona rural dos municípios atendidos pela ATS são de cunho social, não há nenhum tipo de cobrança para os serviços de distribuição e fornecimento de água. Isso é uma das marcas da gestão municipalista: atender a demanda da população menos favorecida de todo estado”, afirmou o presidente da ATS, Davi Goveia Junior.