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Economia

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão reabrir na próxima segunda-feira, 14, mas o atendimento será exclusivo para quem fizer agendamento. Para marcar hora, o segurado deve acessar o site Meu INSS e aplicativo ou ligar no 135.

Segundo o INSS, estarão disponíveis para atendimento presencial os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.

O instituto ressalta que os segurados sem agendamento não serão atendidos, para evitar aglomerações dentro e fora das agências, de acordo com orientações do Ministério da Saúde.

Em agosto, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do INSS informaram a nova data de retorno ao atendimento presencial - 14 de setembro.

O atendimento exclusivo por meio de canais remotos segue até essa sexta-feira, 11. E mesmo com a abertura das agências, o atendimento remoto continuará a ser oferecido.

Segundo o INSS, a reabertura será gradual e considerará as especificidades de cada uma das Agências da Previdência Social no País. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.

Palmas

A Gerência Executiva do INSS em Palmas informa que no dia 14 as Agências da Previdência Social do Estado do Tocantins não retornarão o atendimento presencial ao público. "O fato se deve ao período de pandemia pelo qual estamos passando, ao qual é de suma importância a saúde e segurança de servidores e segurados para a reabertura. Os materiais de proteção individuais estão em fase final de implementação, assim como os contratos vitais para o funcionamento das atividades em nossas dependências. Retornaremos com a certeza de estarmos preparados 100% para resguardar a integridade física de todos. Informamos portanto, que os serviços continuam a serem prestados via canal remoto “Meu INSS” (APP, internet), Central Telefônica: “135” e demais telefones das Agências", informa a gerência por meio de nota. 

Confira como agendar serviços no Meu INSS. (Atualizada às 17 horas)