Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

 Moradores de quadras da região central de Palmas têm reclamado da qualidade da água que tem saído nas torneiras nos últimos dias. Segundo a dona de casa Míriam Alves, moradora da Arne 12 (106 Norte), ao longo de toda esta semana a água tem apresentado uma coloração amarronzada, sendo que o problema piorou nesta quinta-feira, 10, quando a cor da água ficou ainda mais escura. “Não tem como usar essa água para cozinhar tomar banho, piorou para beber”, reclamou a dona de casa.

Uma outra moradora da Arne 13 (108 Norte) também reclamou do problema. Segundo ela, apesar de não apresentar mal cheiro, nem gosto ruim, a água que tem saído da torneira está bem escura e ela tem comprado galões de água para poder utilizar em casa. “Eu tenho filtro e por isso, tá dando pra beber a água, mas para fazer outros serviços em casa só mesmo comprando água, porque eu, sinceramente, não estou tendo muita coragem de usar esta que está saindo”, disse a moradora.

Ambas as moradoras enviaram fotos para mostrar como está a água em suas casas.

Míriam encheu uma garrafa que geralmente usa para colocar água para beber na geladeira. O galão transparente permite ver que a água está bastante escura e, aparentemente, imprópria para o consumo.

Garrafa transparente mostra água de cor escura e imprópria para o consumo

Já a moradora da Arne 13 enviou imagem da água que saiu na pia do banheiro na manhã desta sexta-feira, 11. Apesar de estar menos escura, é possível ver que a cor da água contrasta com o fundo branco da pia.

Nesta sexta água parece menos "barrenta", afirma moradora

BRK Ambiental Esclarece

Questionamos a BRK Ambiental, empresa responsável pelo abastecimento de água na capital, e a mesma informou que uma equipe da concessionária esteve no local na manhã desta sexta-feira e constatou que a qualidade da água no endereço está normal. 

Segundo a concessionária ainda nesta manhã será necessário interromper o abastecimento da quadra, em virtude de uma manutenção emergencial em um registro da região. "Eventuais mudanças na coloração da água podem ocorrer durante uma despressurização em redes mais antigas, sendo esse o caso da 106 Norte. Na última quinta-feira, 10, a concessionária fez a despressurização da rede que abastece o local para uma manutenção emergencial em um macromedidor. A retomada do abastecimento ocorreu de quinta (10) para sexta-feira (11), quando as equipes da concessionária fizeram a limpeza da rede. Caso algum cliente note alterações nas características da água, a concessionária recomenda que entre em contato pelo 0800 6440 195. Assim, os técnicos da empresa podem avaliar as causas destas mudanças diretamente na rua ou na região afetada”, afirma a concessionária em nota. (Atualizada às 11h55)