Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Por meio de videoconferência na plataforma Zoom, o Somos, primeiro projeto de mandato coletivo de Palmas, do Tocantins e do norte do País, realizará sua pré-convenção pelo PSB nesta segunda-feira, 14, às 19h40. Esse é o último momento em que os pré-candidatos mobilizam apoiadores antes da Convenção do partido, que definirá os candidatos a prefeito, a vice-prefeito e vereadores. Estarão presentes na reunião, o pré-candidato a prefeito Tiago Andrino e o ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha.

A reunião também contará com a participação de apoiadores do movimento e pessoas que se interessaram em conhecer as propostas e diretrizes dessa nova forma de se fazer uma política. 

O grupo é composto pelo servidor público e ativista social Alexandre Peara, que será nome registrado na urna, pela administradora e pesquisadora Thamires Lima e pelo estudante e militante da juventude Augusto Brito. O Somos propõe um mandato participativo, pró-ativo e transparente, onde os três representantes possuem o mesmo poder de decisão dentro do Gabinete.

Conselheiros

O movimento Somos também afirma que o mandato coletivo contará com os chamados conselheiros do mandato coletivo. “São pessoas que representam diversos segmentos da sociedade, que defendem pautas específicas e que serão consultadas com o objetivo de fortalecer a participação popular na criação de projetos de leis, fiscalização do Paço e consultas públicas efetivas para a comunidade”, explicou Alexandre Peara em material enviado à imprensa.

O Somos

O grupo objetiva buscar uma vaga na Câmara de Vereadores de Palmas. Esse modelo de candidatura já ocorre em outros Estados como Goiás, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo, e tem crescido nos últimos tempos nos demais entes federativos.

Nessa nova proposta de democracia além da figura do vereador, aparecem as figuras dos Covereadores e das Covereadoras, que compartilham da vida do gabinete e tem o mesmo poder de decisão do mandatário. Portanto, a decisão não é tomada somente por uma cabeça e por uma vivência, mas por uma coletividade. Isso fortalece a democracia, o debate e a representatividade que está em falta no parlamento municipal.