Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado federal Eli Dias Borges (SD), está no seu 8º mandato parlamentar, sendo 3 como vereador de Palmas, 4 como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Tocantins e, atualmente está no seu 1º mandato na Câmara dos Deputados Federais, eleito com 48.812 votos em 2018.

No dia 18 do mês passado, o deputado federal lançou oficialmente a pré-candidatura a prefeito de Palmas por meio de transmissão ao vivo.

Nesta entrevista feita pelo site Conexão Tocantins, Eli Borges afirma que seu desejo em ser prefeito tem como base implantar uma política empreendedora. Mesmo defendendo uma política independente, ele diz que há a possibilidade do governador Mauro Carlesse apoiar sua eventual candidatura à principal cadeira do Executivo da Capital.

Ele também garante que, se eleito, fará um mandato conservador, pautado na ética e respeito. Confira abaixo a entrevista completa.

Conexão Tocantins - O senhor está há muitos anos na vida pública como parlamentar e sempre coloca seu nome como pré-candidato à Prefeito de Palmas, por que o desejo de se tornar prefeito de Palmas?

Eli Borges - De fato no oitavo mandado acho que já deixei um legado no arcabouço jurídico do Brasil, Estado e Município. Ser prefeito é um desejo de implantar uma política empreendedora, numa capital que tem quase 1,4 bilhões de orçamento.

CT - O senhor mencionou recentemente que há a possibilidade de receber o apoio do governador Mauro Carlesse. Isso se concretizará? O que tem conversado com o chefe do Executivo estadual sobre esse apoio?

Sim há possibilidade.

CT - Mesmo com o apoio de Carlesse, o senhor disse que, se eleito, exercerá um mandato com independência. Como isso será possível? O que seria esse governo independente?

Será independente. Cada um cuida do seu espaço, sem ingerência. Mas parceiro nas ações.

CT - O senhor tem apoio de quais partidos e lideranças políticas?

Estou construindo, tem muitos partidos acreditando no meu projeto. O tempo dirá.

CT - O senhor tem mostrado uma postura conservadora enquanto deputado federal. Caso eleito o senhor seguirá um mandato conservador?

Sim. Honesto, ético e respeitoso. Na visão da constituição "todos são iguais perante a lei".

CT - Quais são suas propostas para minorias, como mulheres, negros e LGBTQ+ na cidade?

As que já estão na Constituição e nas leis ordinárias. As mulheres não são minorias, e com os negros já tem cotas, o LGBT, terá o meu respeito, só acho que " a intimidade tem que ser vivida na intimidade". A minha luta sempre foi no sentido de não permitir ideologias na escola. Os direitos de todos, serão para todos.

CT - O senhor defendeu que, caso seja vitorioso na disputa, manterá o carnaval da fé como forma de impulsionar o turismo na Capital. Além dele, quais são as alternativas para os outros públicos em relação à maior festa popular do País?

Palmas a capital da fé consta em lei municipal e será mantido e reorganizado para não prejudicar os congressos religiosos. O carnaval não é uma tradição Palmense, e não consta em lei municipal.  é assunto para os clubes e a iniciativa privada, a prefeitura por sua vez, tem a obrigação constitucional de manter a segurança, limpeza e saúde de qualquer evento.

CT - O senhor poderia elencar quais serão suas principais bandeiras Em seu plano de governo?

Palmas precisa de tudo um pouco, desde melhorias na periferia, infraestrutura, como de fato melhorar a saúde, geração emprego (indústria, turismo, revolução no campo).

CT - O que o senhor pensa sobre uma política de imunidade tributária para denominações religiosas em geral?

A imunidade tributária já garantida pela Constituição Federal, art 150, é só respeitar o direito das igrejas.

CT - Como o senhor avalia a gestão da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB)?

Pensamos e fazemos diferente, mas prefiro não fazer a política do ataque, mas das propostas e quem sabe que "quando prometo, Eu cumpro" Haverá uma revolução da cidade até o campo.