Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação A logística envolverá o emprego de helicóptero militar, viaturas do tipo caminhão A logística envolverá o emprego de helicóptero militar, viaturas do tipo caminhão

Dentro do contexto da Operação Verde Brasil 2, do Ministério da Defesa, o 22º Batalhão de Infantaria (22º BI) iniciou, nesta quinta-feira, 17, o deslocamento de tropas e meios para o Parque Estadual do Cantão. Militares do Exército, com formação de brigadistas, apoiarão as agências que já combatem o fogo no local. A logística envolverá o emprego de helicóptero militar, viaturas do tipo caminhão de transporte de pessoal, material e cisternas empregadas contra incêndios florestais.

O Exército recebeu apoio da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), reforçando o material de combate a incêndio, que inclui abafadores, sopradores e bombas costais. 

As agências também prestaram apoio nos contatos para a cessão do local para alojamento de pessoal. O efetivo do 22º BI será alojado em uma Escola da localidade de Manchete, distrito de Marianópolis do Tocantins-TO

A Operação Verde Brasil 2 se baseia em ações interagências, envolvendo ações conjuntas entre as Forças Armadas e os diversos órgãos federais, estaduais e municipais vocacionados para a preservação e enfrentamento a ilícitos ambientais. A população local das áreas atingidas pelo fogo tem apoiado as ações dos brigadistas, contribuindo decisivamente para o sucesso da missão.