Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Tupirama, a cerca de 210 km de Palmas (Imagem: Reprodução/ da web) 

A Câmara de Vereadores de Tupirama/TO, cidade a cerca de 210 km de Palmas, decidiu afastar o prefeito do município, Helisnatan Soares Cruz (PSD), pelo prazo de 90 dias, até as conclusões dos trabalhos de uma comissão processante formada por vereadores para apurar supostas irregularidades na gestão do prefeito.

De acordo com o Decreto Legislativo da Câmara que afastou o prefeito, a comissão deverá investigar denúncias recebidas pela Casa de infrações político-administrativas. Helisnatan foi denunciado por suposta fraude em licitação realizada no ano de 2017 para recuperação asfáltica e recapeamento no município.

Durante o período de afastamento do prefeito, quem assume a Prefeitura de Tupirama é o vice, Isac Mathias Koch (PP).

De acordo com o presidente da Câmara de Tupirama, Edimar Pereira (MDB), a comissão já foi instaurada e deverá notificar o prefeito para que preste esclarecimentos sobre as denúncias em um prazo de 10 dias. Os membros da comissão são os vereadores José Luiz Francisco, presidente; Maurício Alves Coelho, relator; e Domingas Veloso dos Santos, membro.

O prefeito Helisnatan Soares Cruz disse que ainda não foi notificado pela Câmara, mas informou que as denúncias apresentadas contra ele são infundadas e que pretende recorrer para permanecer no cargo através de um mandado de segurança.