Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aline Batista

Foto: Aline Batista

Em 21 de setembro celebra-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e o vereador Lúcio Campelo (MDB) ressalta carências e destaca esforços no sentido de diminuir obstáculos. “Nós sabemos das dificuldades e temos ciência da importância do poder público no desenvolvimento de ações”, avalia.

Entre as demandas apresentadas pelo vereador na Câmara de Palmas, está requerimento no qual Lúcio solicita a construção de passarelas com rampas de acesso para pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, nas praias de Palmas. “Solicitamos, cobramos pela implantação e aguardamos a Prefeitura colocar em prática. As praias de Palmas se tornaram um dos principais pilares do turismo da capital, mas não existe nenhuma construção que possibilite o acesso, consequentemente inibindo esse público a usufruir desses espaços de lazer e diversão”, frisa.

Campelo também luta pela implantação de sinais sonoros, escadas e rampas nas vias de maior acesso da Capital, principalmente nas áreas comerciais, escolas e hospitais.

Lúcio também é autor de Projeto de Lei, com andamento na Câmara de Palmas, que estabelece prioridade na tramitação dos processos administrativos em que figurem como parte ou interveniente pessoa com idade igual ou superior a 60 anos, pessoa com deficiência ou em tratamento de doença grave. A ideia do vereador é proporcionar prioridade de tramitação em todas as instâncias administrativas municipais de Palmas. O interessado no benefício, juntando prova da sua idade ou laudo médico, deverá requerer sua aplicação à autoridade administrativa a que se encontra vinculação de seu processo.

Além dessas demandas, o vereador apresentou em 2019 PL propondo garantias de acessibilidade nas estruturas temporárias para eventos na Capital, para acessibilidade arquitetônica, comunicacional e atitudinal em congressos, seminários, conferências, apresentações artísticas, culturais e esportivas, realizados ou apoiados pelo poder público municipal ou pela iniciativa privada.