Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Objetivo da pesquisa é compreender o impacto da pandemia para pessoas que prestam assistência a idosos

Objetivo da pesquisa é compreender o impacto da pandemia para pessoas que prestam assistência a idosos Foto: André Araújo

Foto: André Araújo Objetivo da pesquisa é compreender o impacto da pandemia para pessoas que prestam assistência a idosos Objetivo da pesquisa é compreender o impacto da pandemia para pessoas que prestam assistência a idosos

Com o objetivo de compreender o impacto da pandemia para pessoas que prestam assistência aos idosos no Tocantins, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) convida cuidadores da área, a participarem da 1ª Pesquisa Nacional lançada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O estudo vai avaliar as condições de trabalho e saúde desse público em tempo de pandemia.

A pesquisa estará disponível por meio do link até o mês de outubro de 2020, e pretende abranger todas as pessoas que dedicam parte ou todo o seu tempo no cuidado de algum idoso. Seja cuidador familiar, um amigo, vizinho ou cuidador remunerado.

A enfermeira e responsável técnica pela saúde do idoso da SES, Wanira Brito Soares, explica que “todas as pessoas que ajudam ou são responsáveis pelos cuidados de um idoso podem participar. Pedimos que todos participem, é rápido e muito simples e cada participação irá ajudar a mapear o impacto da pandemia nas condições de trabalho e saúde dos cuidadores de idosos”, afirmou.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 7% da população idosa brasileira (2.036.653 pessoas) precisam de ajuda para realização de suas atividades de vida diária. As necessidades são desde o auxílio na alimentação, higiene pessoal, medicação de rotina a acompanhamento aos serviços de saúde, bancos ou farmácia, entre outros. De acordo com os dados, 80% dos casos, a função é exercida por familiares, e em 20% por cuidadores contratados.