Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Secretário Renato Jayme participa da Câmara Setorial de Meio Ambiente do 21º Fórum de Governadores

Secretário Renato Jayme participa da Câmara Setorial de Meio Ambiente do 21º Fórum de Governadores Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Secretário Renato Jayme participa da Câmara Setorial de Meio Ambiente do 21º Fórum de Governadores Secretário Renato Jayme participa da Câmara Setorial de Meio Ambiente do 21º Fórum de Governadores

Secretários Meio Ambiente e representantes dos nove estados que compõem a Amazônia Brasileira, participaram nesta quarta-feira, 23, da reunião da Câmara Setorial de Meio Ambiente do 21º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal. O encontro aconteceu em ambiente virtual devido a pandemia do novo coronavírus. O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Renato Jayme participou da reunião e apresentou as iniciativas do Tocantins para o fortalecimento das cadeias produtivas da biodiversidade.

Na ocasião foi discutido o projeto prioritário da Câmara que é o Fortalecimento de Cadeias Produtivas da Biodiversidade, associado à prevenção e combate ao desmatamento, que durante a reunião decidiram nomeá-lo de programa, já que abarca vários componentes que possuem o mesmo propósito. O programa tem como objetivo aumentar a renda da população amazônica, bem como reduzir o desmatamento por meio do desenvolvimento de cadeias da sociobiodiversidade.

O secretário Renato Jayme apresentou a estratégia Tocantins 20-40, que prevê em suas ações o fortalecimento das cadeias produtivas. “A Tocantins 20-40 é uma iniciativa de desenvolvimento econômico para um Estado competitivo e sustentável, baseada nos pilares da economia, ambiental, social e da infraestrutura e que englobam ações que promovem o fortalecimento das cadeias produtivas da biodiversidade”.

O Programa deverá ser apresentado em Assembleia Geral aos governadores no próximo dia 29. O coordenador da reunião Eduardo Tavares do Amapá solicitou aos secretários que escolhessem um ponto focal de cada estado para trabalharem na apresentação do Programa.

21º Fórum dos Governadores da Amazônia

O 21° Fórum do Consórcio dos Governadores da Amazônia Legal começou nesta terça-feira, 22, e segue nos dias 23, 24 e 29 debatendo assuntos sobre o desenvolvimento socioeconômico e sustentável da região Amazônica.

O Fórum, além da Câmara Setorial de Meio Ambiente é constituído por câmaras setoriais de Saúde, Educação, Segurança Pública, Infraestrutura, Tecnologia e Comunicação. O Fórum de Governadores da Amazônia Legal foi criado em 2008 e tem como objetivo a discussão de soluções comuns para o desenvolvimento sustentável da região.