Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Rondinelli Ribeiro

O presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, durante a passagem da Caravana da Justiça Cidadã pela Comarca do Município, nessa quinta-feira, 24, ressaltou que “Durante a pandemia, o Judiciário economizou mais de 7 milhões e, com esse dinheiro, vamos investir em tecnologia da informação, reformas e na construção do novo Fórum de Cristalândia”. "Assim como as últimas obras do Poder Judiciário, esta segue padrões modernos, gerando redução de custos, consciência ambiental e preocupação com o cidadão", lembrou o presidente do TJTO ao assinar a ordem de serviço ao lado do juiz Wellington Magalhães e servidores da Comarca.

A área onde será construída a nova sede do fórum da comarca foi doada à prefeitura municipal. “Ficamos felizes com essa parceria, pois, apesar da pandemia ter pegado todos de surpresa, estamos conseguindo investimentos no nosso município para trazer benefícios para o cidadão”, garantiu o prefeito de Cristalândia, Cleiton Cantuário Brito, destacando que a população cristalandense e também da região irá ganhar com a nova estrutura. "É um presente para a comunidade e, com certeza, irá valorizar a cidade. Fico muito feliz por essa grande obra", completou o prefeito.

Covid-19 reduz ações do projeto

“A pandemia impossibilitou que muitas ações fossem realizadas, a exemplo dos mutirões de conciliações, palestras e rodas de conversas nas escolas, mas, ainda assim, a cidadania perpassa necessariamente pelo bem-estar físico e emocional dos nossos magistrados e servidores, que estão na 'tropa de frente' da prestação jurisdicional, de forma que a presença física da equipe, ainda que reduzida, atinge o objetivo perseguido ao possibilitar o 'olho no olho' com os servidores, possibilitar que ouçam e sejam ouvidos”, disse o presidente do TJTO, durante o encontro com os servidores da comarca. "O Tribunal é um dos melhores órgãos para ofertar estrutura para os servidores e agradecemos esse apoio. Estamos muito felizes com o horário corrido, estamos empenhados para mostrar que a nossa produtividade será mantida. Outra felicidade nossa foi o recebimento dos equipamentos ergonômicos entregues e instalados pela fisioterapeuta do departamento de saúde para melhorar a nossa postura. Somos muito gratos", frisou Ester Alves, técnica judiciária da comarca durante a roda de conversa com o presidente do TJTO.

Juiz destaca comprometimento

“A comarca se sente honrada com a visita da equipe do TJ. Muito me alegra desenvolver o trabalho superando as dificuldades e limitações, entregando uma justiça célere e de qualidade ao cidadão", afirmou o juiz Wellington Magalhães, diretor do Foro e homenageado com a entrega da medalha em comemoração aos 30 anos do TJTO. "Esse também é um momento simbólico para a comarca, pois marca o inicio da construção de uma nova sede que atenderá com mais qualidade não só o jurisdicionado, mas todas a equipe de servidores comprometida com a eficiência dos serviços prestados”, destacou o juiz.

“A Ordem dos Advogados também é parceira desse programa. Nos sentimos honrados de fazermos juntos uma justiça coletiva. Em momentos específicos faremos as nossas contribuições para melhoria do nosso sistema”, disse o presidente da subseção da OAB de Paraíso do Tocantins, o advogado Whillam Maciel Bastos.

Os servidores da Comarca também assistiram por meio de videoconferência palestras com os temas: Plano de Retorno ao Trabalho Presencial, Plano de Logística Sustentável, Planejamento Estratégico e Movimentações Processuais no Eproc.

Também estavam presente o padre Fabiano Rodrigo dos Santos, representando o bispo Dom Welligton Queiroz, e o major Sandro de Lima Silva, por videoconferência.