Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A Justiça Eleitoral no Tocantins recebeu pedidos de registros de 7.706 candidatos a prefeito em todos os 139 municípios do Estado. Como estão sob análise, não significa que todos serão liberados para concorrer às eleições de 15 de novembro.

Mas os registros realizados até agora já despertam curiosidade por um aspecto: a escolha dos nomes que aparecerão nas urnas. Com o intuito de chamar a atenção do eleitor, ou aproveitando-se da popularidade que seus apelidos, profissões, ou papéis sociais lhes emprestam, muitos resolvem levar essas alcunhas para as urnas.

O resultado é uma enxurrada de candidatos a vereador cujos nomes são precedidos de títulos religiosos, militares e até profissões, como professor e doutor fulano de tal.

A reportagem do Conexão Tocantins fez um levantamento entre os candidatos dos três maiores colégios eleitorais do estado: Palmas, Araguaína e Gurupi. Juntas, as três cidades têm um total de 1.046 candidatos a vereador registrados até agora.

Dentro desse total contabilizamos pelo menos 33 candidatos com nomes que remetem ao militarismo, ou forças de segurança. A maioria é de sargentos. São 13 deles, sendo 6 em Palmas, 5 em Araguaína e 2 em Gurupi.

Temos ainda 4 majores e 4 coronéis; 3 delegados; 2 capitães e 2 tenentes; e ainda, 1 de cada: policial civil, comandante, soldado, bombeiro e subtenente.

Surfando também na onda do conservadorismo, uma tendência que também não é exatamente nova, mas que tem sido cada vez mais relevante, é a candidatura de lideranças religiosas, ou que se denominem como tal. O resultado é que, este ano, nas três maiores cidades do Estado, temos um total de 16 pastores, 10 irmãos e 1 bispa.

Dentre os que escolheram recorrer à popularidade já garantida pelas profissões que desempenham em suas comunidades, temos 14 doutores, ou que assim se denominam.

Mas nada supera os professores. No total, contamos 62 professores, professoras e candidatos que colocam a abreviatura Prof. no nome que aparecerá na urna. Desse total, a maioria está em Palmas, são 32. Em Araguaína e Gurupi são 19 e 11 professores concorrendo a vagas nos respectivos legislativos municipais.

No levantamento nos deparamos com um dado curioso. Dois candidatos em Palmas resolveram apostar na melhora dos níveis de popularidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e “emprestar” o nome do chefe do Executivo para concorrer a vereador.

Assim, temos Marcão Bolsonaro, pelo Democratas, e Montoya Bolsonaro, concorrendo pelo PRTB na capital. Detalhe importante é que os nomes de ambos são na realidade Marcus Eduardo Nery Araújo de Mendonça e Celso Montoia Nogueira.