Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A prefeita de Palmas e candidata à reeleição, Cinthia Ribeiro (PSDB), participou na manhã desta quinta-feira, 1º de outubro, da solenidade de lançamento da pedra fundamental do Centro Intergeracional Sarah Gomes, no Câmpus Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O projeto é desenvolvido pela Universidade da Maturidade (UMA) que acolherá e promoverá a interação entre idosos e crianças. O evento faz parte das comemorações do Dia Internacional do Idoso.

“Nossos idosos recebem toda a assistência em saúde, bem-estar e lazer; todas as garantias e reconhecimento pelos seus direitos. A exemplo da reserva de moradias populares destinadas a eles. Em dois anos e meio de gestão tive a felicidade de entregar 150 moradias aos nossos idosos”, explica a Prefeita Cinthia.

Na gestão Cinthia, a área da Saúde oferta serviços voltados à atenção primária, por meio da Diretoria de Saúde da Pessoa Idosa, que busca a prevenção e assim garantir um envelhecimento ativo e saudável. No Esporte, os idosos contam com os programas Vô Vôlei e Esporte e Lazer nas Cidades; o Projeto Vida Saudável, que inclui também os idosos com deficiência e as academias ao ar livre, em praças e parques da cidade.

Na Assistência Social os idosos têm direito ao Cadastro Único, com benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada, Cartão do Idoso, dentre outros.

Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) recebem esse público com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Lá, os idosos também recebem atendimento para garantia dos seus direitos, com encontros semanais.

A solenidade contou com a participação do senador Eduardo Gomes (MDB), Gilda Gomes, fundadora da UMA, alunos da Universidade da Maturidade e demais autoridades.

Homenagem

O nome é uma homenagem à Sarah Gomes, filha do senador Eduardo Gomes (MDB) que faleceu em 2015, aos 3 anos de idade. Sarah nasceu com Síndrome de Down e um ano depois foi descoberto que a pequena tinha leucemia.