Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Incêndio florestal na Serra do Lajeado (Foto: Ciopaer)

O Tocantins se aproxima dos 10 mil focos de calor – provavelmente decorrentes de queimadas. Até esta quinta-feira, 1º de outubro, os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) haviam observado 9.318 focos no território do estado.

No mês de setembro, mês em que, historicamente, mais se queima, foram registradas 3.977 incêndios no Tocantins. O número é 132% maior que o que foi registrado no mês anterior, agosto, quando os satélites do Inpe detectaram 1.714 focos de calor.

No mês de outubro, geralmente registram-se as primeiras chuvas da temporada no Cerrado. Entretanto, a seguir a média de queimadas dos últimos 15 dias, que é de 104 focos por dia, o Tocantins deve ultrapassar os 10 mil focos de incêndios florestais ainda na primeira quinzena deste mês.

Os incêndios registrados somente no mês de setembro são quase metade dos focos registrados ao longo de todo o ano, representando 42,68%.

Ainda assim, o número de incêndios registrados no mês passado foi menor que o de setembro de 2019, quando houve 4.505 focos de queimadas. Até o momento, o Tocantins vem registrando uma queda de 19,45% no número de queimadas em comparação ao mesmo período do ano anterior, entre os meses de janeiro e setembro.

Tags: Inpe, Queimadas