Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Operação ocorre em 12 cidades do Bico do Papagaio e também em Imperatriz/MA (Foto: Divulgação/ PF)

Agentes da Polícia Federal (PF) estão nas ruas desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 7, em uma grande operação de combate a um esquema de corrupção e desvio de dinheiro público em compra de medicamentos no Estado do Tocantins.

O esquema, segundo a PF, era comandado por servidores públicos que fraudavam procedimentos licitatórios e notas fiscais que eram canceladas posteriormente.

No decorrer da operação os policiais federais devem cumprir 15 mandados de prisão temporária e um de prisão preventiva, além do sequestro de bens em valores na ordem de R$ 12 milhões, e 36 mandados de busca e apreensão. Todos os mandados foram expedidos pela Vara Criminal de Augustinópolis.

As investigações tiveram início em 2019. Segundo a PF, foram constatadas diversas transferências bancárias, realizadas por pessoas responsáveis pela empresa investigada, a servidores públicos dos setores de licitações e outros que eram titulares da pasta da saúde, ou gestores do Fundo Municipal de Saúde, na região do Bico do Papagaio.

A operação ocorre nos municípios de Araguaína, Aguiarnópolis, Sítio Novo, Ananás, Augustinópolis, Buriti, Luzinópolis, Praia Norte, Palmeiras, Riachinho, São Sebastião, Maurilândia e Imperatriz, no Maranhão.

Os investigados poderão responder, nas medidas de suas responsabilidades, pelos crimes de peculato, fraude em licitações e participação em organização criminosa. 

Pelo menos 144 agentes da PF participam da operação batizada de Bálsamo de Gileade, realizada em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU). O nome da Operação  faz alusão a uma substância medicinal mencionada na Bíblia.