Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O Selo ‘Quem Educa, Faz!’ é dividido em duas categorias de premiação

O Selo ‘Quem Educa, Faz!’ é dividido em duas categorias de premiação Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira O Selo ‘Quem Educa, Faz!’ é dividido em duas categorias de premiação O Selo ‘Quem Educa, Faz!’ é dividido em duas categorias de premiação

A premiação do Selo ‘Quem Educa, Faz!’, lançado pelo Governo do Tocantins, em maio de 2019, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), ocorrerá no último dia do seminário ‘Profissão Professor: papel essencial para mudar o mundo’, que será realizado nos dias 13 e 14 de outubro. A ação marcará as comemorações do Dia do Professor. Inscreveram-se no Selo 3.895 profissionais das redes de ensino estadual e municipais.

“Vamos reconhecer e apresentar as iniciativas pedagógicas das redes estadual e municipais e difundir trocas de experiências pedagógicas que refletiram diretamente nos indicadores, que demonstram como os índices da aprendizagem estão evoluindo nas escolas tocantinenses. Essa é a melhor forma de comemorarmos o Dia do Professor, reconhecendo e valorizando esses profissionais que desenvolvem um papel fundamental no processo formativo das novas e futuras gerações”, explicou a titular da Seduc, Adriana Aguiar.  

O Selo ‘Quem Educa, Faz!’ é dividido em duas categorias de premiação: na primeira, Indicadores de qualidade/Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), instituições, projetos e/ou profissionais que obtiverem os melhores resultados no Ideb/2019 serão contemplados. A categoria abrange as seguintes áreas: Diretorias Regionais de Educação (DREs); escolas estaduais; secretarias municipais de Educação/escolas municipais; professores de Língua Portuguesa e/ou Matemática de 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

Já a segunda categoria: Categoria Projetos – para professores das Redes Estadual e Municipais, Técnicos das DREs e Secretarias Municipais premiará professores da Educação Infantil; professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; professores do Ensino Médio; iniciativas pedagógicas – para servidores que atuam nas escolas, nas Diretorias Regionais de Educação e nas Secretarias Municipais de Educação.

Durante a cerimônia de premiação, os melhores trabalhos, instituições de ensino e profissionais que se inscreveram nas categorias do Selo poderão ser agraciados com um dos seguintes prêmios: placas e certificados; participação em intercâmbios culturais educacionais, estadual e interestadual; publicação de artigo sobre a iniciativa pedagógica; kits multimídias (lousa digital, projetor de curta distância, computador); bonificação para os profissionais das escolas e publicação dos projetos selecionados.

Seminário

O seminário ‘Profissão Professor: papel essencial para mudar o mundo’ contará com uma série de atividades que incluem a participação e a intervenção de palestrantes estaduais e nacionais.  Para participar das atividades, que serão transmitidas via TV Seduc Tocantins, pela página oficial da Seduc no YouTube, é só se inscrever no link: https://forms.gle/Por8D1N2cXbtjbA1A