Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Armas de fogo apreendidas pela Polícia Civil em decorrência de cumprimento de mandado de prisão em Guaraí

Armas de fogo apreendidas pela Polícia Civil em decorrência de cumprimento de mandado de prisão em Guaraí Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Armas de fogo apreendidas pela Polícia Civil em decorrência de cumprimento de mandado de prisão em Guaraí Armas de fogo apreendidas pela Polícia Civil em decorrência de cumprimento de mandado de prisão em Guaraí

Um homem de 62 anos de idade, considerado o principal suspeito de agredir e arrancar as orelhas de sua ex-companheira, no ano de 2014, foi preso pela Polícia Civil, às 15 horas dessa quarta-feira, 7, em Guaraí. De acordo com o delegado regional Adriano Carrasco, responsável pelo caso, a ação, que resultou na captura do idoso, foi deflagrada por policiais civis da 5ª Divisão de Combate ao Crime Organizado (5ª Deic), com apoio de policiais civis da 47ª Delegacia de Polícia Civil de Guaraí logo depois da escrivã plantonista da 5ª Deic constatar a existência de um mandado de prisão em aberto em desfavor do indivíduo.

“Tão logo fomos informados da existência da ordem judicial, iniciamos as diligências e conseguimos descobrir que o idoso estaria escondido em uma propriedade, localizada no Povoado Canto da Vazante, que fica distante cerca de 20 km de Guaraí”, ressaltou o delegado. Após localizar o suspeito, os policiais civis o conduziram até a Central de Atendimento da Polícia Civil, em Guaraí, onde a autoridade policial cumpriu o mandado de prisão para cumprimento de pena por crime de lesão corporal gravíssima.  

O delegado Adriano Carrasco frisa ainda que a existência da ordem judicial foi constatada durante registro de ocorrência em razão de novos crimes praticados por ele. “Já estávamos investigando a conduta do idoso preso, uma vez que chegou até o conhecimento da Polícia Civil de que o homem estaria incorrendo em novas práticas delituosas, inclusive fazendo uso reiterado de armas de fogo sem permissão para portá-las”, disse o delegado.

Flagrante

Durante o cumprimento do mandado de prisão, os policiais encontraram e aprenderam em poder idoso de 62 anos duas armas de fogo municiadas, sendo uma espingarda calibre 28 e uma pistola de fabricação artesanal de calibre 22, mantidas no local da prisão sem permissão das autoridades competentes e contrariando o Estatuto do Desarmamento, acarretando também a prisão em flagrante por crime de posse irregular de arma de fogo de uso permitido. Após os procedimentos legais cabíveis, o preso foi conduzido à Casa de Prisão Provisória de Guaraí, onde ficará à disposição do Poder Judiciário.

O crime

Segundo Boletim de Ocorrência registrado pela própria vítima no dia 4 de março de 2014 na Central de Atendimento da Polícia Civil em Guaraí, ela era constantemente agredida por seu companheiro. No Boletim, ela relatou que dois dias antes, tomado por uma crise de ciúmes, o companheiro mais uma vez a teria agredido com socos pontapés e golpes de facão e arrancado grande parte de suas duas orelhas com dentadas. Após perpetrar as agressões, o homem teria fugido do local e não teria prestado socorro à vítima, que foi encaminhada ao Hospital da cidade com ferimentos graves em decorrência do espancamento.

Em razão das agressões sofridas, a mulher teve complicações de saúde e teve que passar por cirurgias. Ao saber do fato, o homem fugiu e passou a ser considerado foragido da justiça, até ser localizado e preso pela Polícia Civil nesta quinta-feira, 8.