Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Nova Central Sindical de Trabalhadores no Tocantins (NCST-TO) recebeu a prefeita de Palmas e candidata à reeleição, Cinthia Ribeiro (PSDB), para ouvir seus compromissos com os servidores públicos e com os trabalhadores no geral e também para Palmas. A Nova Central entregou uma pauta de reivindicações com propostas aos servidores públicos, aos profissionais técnicos em segurança do trabalho, aos taxistas, aos mototaxistas e aos profissionais músicos.  

“O objetivo é ampliar o diálogo com a prefeita Cinthia, apresentando as demandas dos servidores públicos municipais, mas também de outros profissionais e demandas gerais que impactam diretamente os trabalhadores. Um total de 116 propostas foram apresentados, tendo como objetivo contribuir com o Plano de Governo dos próximos quatro anos”, ressaltou o presidente da Nova Central, Cleiton Pinheiro.

A prefeita Cinthia destacou que ao assumir a prefeitura, em 3 de abril de 2018, sem receber nenhum relatório de transição e informações sobre a gestão, iniciou uma força-tarefa de organização das finanças, que foi possível graças aos servidores públicos da prefeitura. “Com a situação financeira mais confortável, iniciamos as conversações com os representantes dos servidores públicos e hoje todos receberam suas progressões e titularidades em atraso e datas-bases foram concedidas, agora vamos iniciar a discussão do pagamento dos retroativos. A Prefeitura de Palmas conta com um corpo técnico muito qualificado, onde ocupam os cargos de secretários, secretários executivos e outras funções de chefia. A eficiência da minha gestão é possível porque trabalho com homens e mulheres comprometidos com a cidade, os nossos servidores públicos”, frisou.

A presidente em exercício do Sisemp, Laura dos Anjos, relatou que recebeu dez candidatos a prefeito na sede do Sindicato e muitos demonstraram não estarem preparados, apresentando desde promessas vazias e fazendo até ameaças para que o sindicato declarasse o apoio, causando constrangimento. “Apresentamos novamente as demandas dos servidores públicos municipais e seguimos esperançosos de vamos avançar ainda mais nos próximos anos no atendimento das reivindicações”, destacou.

O vice-presidente Sisepe-TO, Milton Rocha, ressaltou a importância de uma gestão pautada no diálogo e no respeito da legislação. “Destaco a fala da prefeita Cinthia de que os direitos legais precisam ser cumpridos e pagos e o reconhecimento do papel dos servidores no bom desempenho do seu governo. Esperamos que a candidata à reeleição dê continuidade a gestão do diálogo, pois no passado o impasse entre prefeito e servidores foi muito prejudicial”, ponderou.

Presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual no Estado do Tocantins (Sindare) e secretário-geral da Nova Central, Jorge Couto, enalteceu a disposição da Prefeita Cinthia em discutir de frente com os representantes das classes trabalhadores. “Especialmente feliz ao ouvir da prefeita que em um momento de pandemia não se pode usar de estratégias para ações populistas e que é preciso trabalhar para que a situação não prejudique os servidores públicos”, pontuou. 

O mototaxista Raglébio Teixeira de Brito pediu à prefeita Cinthia a continuidade do delivery mesmo depois da liberação dos serviços da sua categoria, pois irá demorar para os clientes voltarem a usar o serviço de mototáxis. E ainda destacou que os profissionais estão com dificuldades para acessar o empréstimo via Banco do Povo, frisando que a categoria está passando por muitas dificuldades. 

“Infelizmente tive que adotar medidas duras e os mototaxistas, os restaurantes e lanchonetes foram muito impactados. Sobre os mototaxistas, ainda não conseguimos um protocolo de segurança para o serviço, garantindo a segurança desses profissionais e dos passageiros. Liberamos os mototaxistas para fazer o delivery e o incentivo de R$ 5 mil pelo Banco do Povo, com a menor burocracia possível e com prazo de pagamento de 30 meses. E vamos ouvir a categoria para encontramos uma solução boa para todos”, justificou a prefeita Cinthia.

A reunião ocorreu na sede do Sisepe-TO, um dos sindicatos filiados à Nova Central, nesta terça-feira, 13, seguindo todos os protocolos de segurança, com aferimento de temperatura, uso obrigatório de máscara e álcool em gel a disposição.