Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A cidade de Aaguacema/TO, a cerca de 289 km de Palmas, é alvo de uma operação da Polícia Federal nesta quinta-feira, 15, que investiga fraudes em licitações naquele município. A operação tem como objetivo desarticular a organização criminosa suspeita de desviar recursos através de diversos contratos públicos.

As investigações apontam um prejuízo de aproximadamente R$ 2 milhões de reais aos cofres públicos federais, contudo, como foram identificados fortes indícios de desvios em contratos financiados com recursos de outras fontes, o prejuízo causado é ainda maior.

Pelo menos 30 policiais federais cumprem 6 mandados de busca e apreensão na cidade do norte do estado. Todos os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

De acordo com a Polícia Federal, o grupo criminoso estaria direcionando licitações para empresas ligadas aos gestores municipais, mediante pagamento de propina. O esquema criminoso utilizaria também servidores públicos municipais para executar alguns contratos.

As investigações tiveram início após a Polícia Federal receber informações com indícios de que determinadas empresas, algumas vinculadas à administração municipal, e outras supostamente fantasmas, estariam vencendo vários editais em Araguacema. Um forte indício de que as licitações estariam sendo direcionadas, de acordo com a polícia.

Caso as suspeitas sejam comprovadas, os investigados poderão responder pelos crimes de fraude a licitação, peculato, organização criminosa, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

A operação recebeu o nome de Alcateia, o coletivo de lobos, em alusão à proximidade do núcleo investigado.