Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Cada vez mais o consumidor busca informação pelos meios tradicionais e online quando tem questionamentos a respeito de produtos e serviços. Dúvidas, reclamações, suspeitas ou problemas com balanças comerciais, produtos sem o selo de identificação do Inmetro, produtos pré-medidos com peso divergente, bomba de combustível adulterada, entre outros, podem ser solucionados por meio da Ouvidoria da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A Ouvidoria é a unidade administrativa responsável pelo recebimento, acompanhamento e tratamento das manifestações dos cidadãos promovendo a participação, a proteção e a defesa dos seus direitos.

Na Agência de Metrologia, esse canal funciona como ponte entre a sociedade e o órgão para garantir a qualidade dos serviços/produtos através das manifestações recebidas.

Para o presidente do órgão, Rérison Castro “as relações de consumo devem ser cada vez mais balizadas no respeito às partes e no cumprimento do serviço/produto proposto. Para isso, disponibilizamos a nossa Ouvidoria para atender a comunidade”, informa o presidente.

Denúncia, reclamação, solicitação, sugestão ou elogio

Com a ferramenta de comunicação, o usuário que desejar entrar em contato com a Metrologia Estadual via WhatsApp pode aproveitar para enviar também fotos ou vídeos do assunto que deseja atendimento, bem como a localização da situação identificada. Tudo isso significa agilidade no atendimento. As manifestações podem ser enviadas pelo celular a qualquer momento e as respostas serão dadas dentro do horário de expediente da AEM.

É importante ressaltar que todas as informações que são tratadas na Ouvidoria são de caráter sigiloso, não havendo exposição do denunciante / solicitante ao objeto de denúncia. Além disso, caso o usuário não queira se identificar, a solicitação pode ser realizada da mesma forma, sem prejuízo nenhum no atendimento.

Canais de comunicação

E, para facilitar a vida do cidadão tocantinense, a AEM conta com um canal de comunicação com a sociedade, por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, através do número (63) 3218-2076. O serviço está disponível em horário comercial, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Além disso, tem o email: ouvidoria@aem.to.gov.br

Relato detalhado

Em caso de denúncia, a agência necessita de um relato detalhado do fato, com o máximo de evidências possível, tais como datas, local (com referência), CNPJ, nomes dos envolvidos, endereços, entre outros, que possibilitem a apuração dos fatos alegados.