Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Brenda Ramos/Secom-TO

Foto: Brenda Ramos/Secom-TO

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizou nesta quinta-feira, 8 de maio, a verificação anual de três radares da Avenida Teotônio Segurado. Pela primeira vez, os radares de Palmas tiveram sua verificação no período noturno. 

A ação atendeu solicitação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Defesa Civil da Capital, para aproveitar o horário reduzido de trânsito e evitar engarrafamentos, comprometimento do comércio local ou qualquer outra situação desconfortável para a população.

A verificação periódica atende ao Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nº 544/2014, referente à obrigatoriedade de verificação de radares de velocidade.

Os radares são equipamentos que orientam os motoristas sobre velocidades máximas permitidas nas vias, conforme estudos de engenharia de trânsito que visam reduzir acidentes.

De acordo com o presidente da Agência de Metrologia, Ronan Dorneles de Sousa, o radar, enquanto instrumento metrológico é, também, um importante item de segurança para os motoristas. "Ele mantém o alerta sobre a velocidade, e considera todos os riscos que a via pode ofertar a motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas”, destaca o gestor.

O objetivo da ação foi atestar a leitura dos medidores de velocidade para veículos automotores em conformidade com a velocidade permitida nas vias, bem como verificar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por ele está correta e se estão de acordo com o verificado pelo Inmetro.

Para o funcionamento, os instrumentos medidores de velocidade devem ter seu modelo aprovado pelo Inmetro, atendendo à legislação metrológica em vigor e aos requisitos estabelecidos na resolução do Contran.