Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Com o tema “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”, a 6ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg) será realizada entre os dias 28 e 30 de outubro de 2020 no Campus virtual da Universidade de Gurupi- UnirG. Considerado o maior evento de inovação científica do Tocantins, a SictegOn este ano será 100% online, devido aos cuidados de prevenção a Covid-19. Inscrições já estão abertas.

O evento contará com palestras, workshops, minicursos, mesa redonda, desafio de game, campeonato de LOL, apresentação de trabalhos acadêmicos, além de apresentações culturais. Já estão confirmados mais de 68 palestrantes e 02 workshops. São 25 instituições envolvidas e expectativa de participação é de mais de 30 mil pessoas durante os três dias de evento.

Segundo a coordenadora do Programa InovaGurupi, Adriana Terra, o evento será integrado entre os segmentos Governo, Academia e Setor Produtivo para todo o território tocantinense. A novidade para o público-alvo será a experiência de mobilidade em plataforma virtual, devido às medidas preventivas à covid-19. E garante que Sicteg On terá uma diversificada programação e palestrantes renomados em diversas áreas.

Para o prefeito Laurez Moreira, a Sicteg On será um grande evento de muitas oportunidades para os jovens com visão empreendedora. "Sempre sonhei com uma Gurupi moderna e com espírito empreendedor. O conhecimento, a ciência e a tecnologia são caminhos para o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado, e aqui em Gurupi o programa Inova tem fomentado este espírito inovador e empreendedor na região por meio de inúmeras ações, e a Sicteg é uma delas. É um evento que provoca nas pessoas a vontade de empreender e por isso é importante a participação de todos, poder público, empresários, academia e toda comunidade", destacou o prefeito.

Estrutura

A estrutura da SictegOn será montada virtualmente a partir da arquitetura física do Campus I da Universidade de Gurupi (UnirG) e contará com stands, auditórios, palco cultural e salas para cursos, mesa redonda e palestras, além de uma praça de alimentação.

Inscrições

As inscrições para a Sicteg On já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo site www.sictegon.com.br.

A Sicteg

A Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi é uma ação alinhada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT/MCTI. A atividade se efetiva a partir da Integração Governo – Academia – Empresas, estratégia diversificada para popularização da Ciência, em abrangência Regional. O evento é gratuito e coordenado pelo Programa  InovaGurupi da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Gurupi, Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi e conta com a colaboração do Governo Federal/Estadual e Sebrae, Senac, Sesi e Senai.

Metodologicamente, a cada ano, a Semana é realizada de forma rotativa em uma das três Instituições públicas de Ensino Superior de Gurupi: Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e  Universidade de Gurupi (UnirG). Nesta edição, redimensionado pela covid-19, o evento será 100% online, mas acolhido pela liderança institucional da UnirG.