Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Delfino Miranda

Foto: Delfino Miranda

Produtor rural tocantinense já sabe, mês de novembro é a segunda fase da vacinação contra a febre aftosa especificamente para bovídeos (bovinos e bubalinos) de 0 a 24 meses de idade, declarados na 1º etapa de maio. A expectativa é vacinar 4 milhões de animais, dos mais de 8,8 milhões existentes. O Tocantins há 23 anos está livre da doença com vacinação.

Após comprar a vacina em loja licenciada, o pecuarista terá até 10 dias para comprovar que vacinou.  Basta levar a nota fiscal e a carta-aviso preenchida na Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) do seu município. Devido aos cuidados de prevenção à covid-19, é necessário agendar o atendimento para evitar aglomerações, os telefones estão no site adapec.to.gov.br.

"O Estado caminha para retirada da vacinação, mas até lá é preciso continuar cumprindo a obrigação de vacinar o rebanho para conseguirmos esse avanço tão almejado pela cadeia produtiva", avalia o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

Índice vacinal

O Estado sempre tem alcançado nas campanhas anuais altos índices de coberturas vacinais. Na primeira etapa da campanha, realizada em maio deste ano, foram vacinados 8.670.975 bovídeos, perfazendo um percentual de 98,71%. O total de animais teve um aumento de 3,64% em relação à última etapa de vacinação contra aftosa ocorrida em novembro de 2019, passando de 8.493.825 para 8.803.708 animais.