Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mais de 300 pessoas já foram beneficiadas no município de Araguaína, no Norte do Estado, com a realização do projeto “Girassol: Arte, Educação, Cultura e Cidadania”, do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca). A ação solidária ofertou cursos de arte como música e teatro; cursos profissionalizantes como de artesanato para geração de renda; oficinas de contos, lúdica de motricidade e dinâmicas de interação social; atendimento de psicologia e palestras sobre higiene bucal, drogas, violência sexual infantil e na adolescência, e os cuidados com a covid-19.

Foram ofertadas ações para públicos de todas as idades, contudo, principalmente, para crianças e adolescentes. Coordenadora do projeto, Cristina Lira afirma que as ações foram baseadas no Estatuto da Criança e do Adolescente, que preceitua que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar à infância e à juventude, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária, bem como, colocá-los a salvo de toda e qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

A jovem estudante Luany Mirelly Costa, de 15 anos, é um desses exemplos de sucesso no projeto para a área da juventude, que afirma ter se desenvolvido muito após as aulas de teatro do Isca. “Eu consegui perder muito da minha timidez, melhorar a minha dicção, ter mais desenvoltura para conversar com as pessoas e até a minha concentração nos estudos. Sei que ainda tenho muito o que melhor, mas as aulas de teatro já fizeram muita diferença na minha vida”, relatou a jovem, que é aluna do Colégio Adolfo de Menezes.

O presidente do Isca, o produtor cultural George Henrique Silva declara que a iniciativa surgiu como forma de contribuição para romper com os altos índices alarmantes de abuso e violência sexual e trabalho escravo infantil em Araguaína. “Buscamos utilizar a arte e a cultura como recurso informação e reconstrução de uma nova identidade social, de forma que conseguimos contribuir na melhoria da qualidade educacional e social do município”, comemora George.

As atividades aconteceram em abrigos, bairros e projetos sociais do Município, tiveram início em outubro de 2019 e seguiram até o dia 3 de outubro deste ano. O projeto é patrocinado pelo Fundo para a Infância e Adolescente (Fia) e foi desenvolvido pelo Isca em parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth) e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMCA).